#MinhaDicaDeChef propõe desafio para internautas 

Você é daquelas pessoas que adoram cozinhar e que se preocupam em investir em um cardápio cada vez mais saudável? Pois, em 2016, o Icesp resolveu contemplar esse público e falar sobre a relação entre alimentação e saúde.

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição, o Icesp promoveu a campanha #MinhaDicaDeChef, que propôs ao público o desafio de cozinhar um prato saudável. 

Com apoio de um vídeo informativo, explicando a diferença entre os quatro grupos de alimentos – in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados –, os internautas foram convidados a preparar uma receita que acompanhe as dicas “valiosas” de substituições, propostas pela nutricionista do Icesp. 

Assista ao vídeo em nosso canal do YouTube

 

Saiba mais sobre os grupos de alimentos

In natura: obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza. 

Minimamente processados: alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas, como higienização, corte, desidratação ou pasteurização. Exemplos incluem raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado. 

Processados: são produtos in natura ou minimamente processados com a adição de sal, açúcar, óleo e vinagre, como enlatados, frutas em calda e carnes dessalgadas (carne seca ou bacalhau).

Ultraprocessados: produzidos totalmente pela indústria, com fabricação que envolve diversas etapas e técnicas de processamento, além da adição de corantes, conservantes, gordura hidrogenada e aromatizador de sabor. Exemplos incluem refrigerantes, biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote” e “macarrão instantâneo”. 

 

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