1 de junho de 2026
Em celebração ao Dia Internacional da Pesquisa Clínica, o Icesp promoveu o “Webinar Pesquisa Clínica em Câncer: Contribuições e Perspectivas no SUS”, reunindo profissionais da saúde, pesquisadores e colaboradores para um importante debate sobre os avanços e desafios no contexto da oncologia. Realizado em 20 de maio, o encontro aconteceu de forma híbrida e contou com mais de 250 participantes, considerando online e presencial.
A abertura foi conduzida pelo diretor técnico da Divisão de Oncologia do Icesp, Prof. Dr. Paulo Hoff, seguida por uma programação multidisciplinar que trouxe reflexões sobre prevenção, inovação e acesso ao tratamento oncológico com apresentações da Profa. Dra. Luisa Lina Villa, chefe do laboratório de Inovação em Câncer do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) do Icesp; da Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz, diretora de Corpo Clínico do Icesp; do Dr. Wellington Fernandes, médico hematologista do Grupo de Leucemias Agudas do Icesp; da Dra. Abna Faustina Vieira, médica assistente da Oncologia Clínica do Grupo de Diversos do Icesp; e da Dra. Alexssandra Lima Siqueira, médica, oncologista e pesquisadora com atuação no Instituto Nacional de Câncer (INCA).
“A pesquisa foi e continua sendo fundamental para os avanços que tivemos na oncologia. Gosto de citar os números americanos: desde 1990, embora a incidência do câncer continue crescendo, a taxa de mortalidade pela doença cai de 2% a 3% ao ano nos Estados Unidos. Quando analisamos esse histórico de mais de 30 anos de redução constante, a taxa atual é praticamente a metade daquela época. Isso só foi possível graças aos esforços dos pesquisadores de ciência básica, translacional e clínica. Quando criamos o Icesp, sabíamos que ele seria, além de um grande centro de assistência, uma referência em ensino e pesquisa. Com essa visão, tivemos a oportunidade de atrair e desenvolver grandes especialistas da área, o que mostra o comprometimento da Instituição e da Faculdade de Medicina com a pesquisa”, comentou o Prof. Dr. Paulo Hoff durante a abertura.
Entre os temas abordados estavam: a prevenção do câncer do colo do útero por meio de vacinação e rastreamento molecular de HPV, o papel do CtDNA em tumores HPV-relacionados, além das experiências da pesquisa clínica dentro do SUS e do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os participantes também acompanharam discussões sobre pesquisas em onco-hematologia, cirurgia oncológica e diversidade em pesquisa clínica, reforçando a importância de ampliar o acesso da população aos estudos científicos e às terapias inovadoras. Ao final, foi realizada uma mesa de perguntas e respostas, mediada pela fundadora e coordenadora da ONG Beaba, Simone Lehwess Mozzilli; pela coordenadora médica do Núcleo de Pesquisa do Icesp, Dra. Camila Motta Moniz; e pela coordenadora de Regulatório do Núcleo de Pesquisa do Icesp, Elaine Longo; que proporcionou um espaço de troca entre palestrantes e público, ampliando o debate sobre os desafios e oportunidades da área.
Além da atualização científica, o evento reforçou o compromisso do Icesp com a produção de conhecimento, a inovação em saúde e o desenvolvimento de pesquisas que impactam diretamente a assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde. A iniciativa também destacou a relevância da colaboração entre instituições, pesquisadores e equipes assistenciais para o avanço da oncologia no Brasil.
Confira o Webinar no canal do Icesp no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=cx8bZ3j-fSY