“Educar é Prevenir” leva informação a jovens estudantes da rede estadual de ensino

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, em parceria com as Secretarias da Saúde e da Educação, lançou um programa inédito de prevenção do câncer nas escolas da rede estadual.

Batizado de “Educar é prevenir”, o projeto levou a 1,5 milhão de alunos a importância do cuidado com a saúde para evitar diversos tipos de câncer. O alerta também marcou o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro.

O Instituto desenvolveu a cartilha”Educar é Prevenir” com o objetivo de desvendar os mitos sobre o câncer, quais as verdades sobre a doença, tratamentos e prevenção.

O material em pdf oferece dicas como os benefícios do esporte em relação ao câncer, conselhos para um sexo seguro, alimentação equilibrada, os malefícios do álcool no desenvolvimento da doença, receitas que podem ajudar na prevenção, entre outras.

Rede de ensino

No dia do evento, o Icesp deslocou, simultaneamente, 80 médicos em 80 escolas estaduais da capital, promovendo uma série de palestras para os alunos do Ensino Médio.

Com esta ação, cerca de 24 mil estudantes receberam, em um único dia, orientações sobre a doença, importância da prevenção, além de uma cartilha informativa e um vídeo gravado com os próprios médicos do Instituto. 

Próximos passos

O programa vem sendo reestruturado, a fim de atingir, por meio de uma plataforma digital, todos os diretores e professores das escolas do Estado, fornecendo informações em um curso com módulos à distância. O objetivo é que esse conteúdo seja inserido pelos próprios mestres durante as aulas. Com isso, a informação será cada vez mais disseminada entre os jovens, alertando sobre a importância da prevenção durante a adolescência.

Prevenção

A prevenção é a principal arma contra o câncer. Hábitos como o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, sedentarismo, alimentação inadequada e prática de sexo sem proteção, entre outros, são fatores que estão diretamente ligados ao desenvolvimento de diversos tipos de tumores. Evitar esses hábitos e manter uma vida saudável pode ajudar a prevenir a doença.

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César - São Paulo - SP
CEP: 01246-000 | Tel.11 3893-2000