Evento reúne residentes egressos e atuais para discutir avanços em Oncologia

14 de outubro de 2026

Nos dias 25 e 25 de setembro, foi realizado o Icesp Pan-Tumor 2026, encontro que reuniu residentes egressos e atuais para discutir as principais inovações no tratamento de diferentes tipos de câncer. A programação abordou temas como anticorpos conjugados a drogas (ADCs), imunoterapia e terapias-alvo em tumores sólidos, além de contar com apresentações, discussões de casos clínicos e troca de experiências.

A abertura foi conduzida pelo diretor técnico da Divisão de Oncologia Clínica do Icesp, Prof. Dr. Paulo Hoff. “As grandes instituições ao redor do mundo costumam ter essa experiência, que funciona não só como uma oportunidade de trocar conhecimento, mas também das pessoas se reencontrarem depois de muitos anos. Hoje, temos colegas do Brasil inteiro e, quando olhamos para fora, nossos egressos também ocupam posições de destaque, muitos em faculdades e participando ativamente de pesquisas. É uma satisfação ver como o Programa evoluiu nos últimos anos”, afirmou o Prof. Dr. Paulo Hoff.

A chefe do Grupo de Oncologia Mamária do Icesp, Dra. Laura Testa, também destacou a importância de reunir diferentes gerações de profissionais que passaram pelo Instituto. “Nosso objetivo foi promover o encontro entre as diferentes turmas que passaram pelo Icesp, criando um espaço para discutir ciência, compartilhar experiências e pensar juntos nos caminhos da Oncologia para o futuro. É muito importante poder reunir profissionais de diferentes gerações e aproveitar toda a expertise construída ao longo dessa trajetória”, destaca Dra. Laura Testa. 

Ao longo dos dois dias, a programação foi organizada em blocos dedicados a diferentes tipos de tumores. As discussões passaram por câncer de pulmão, tumores urológicos, câncer de mama e neoplasias ginecológicas, com apresentações sobre novas estratégias terapêuticas, perspectivas para o uso dos ADCs, imunoterapia e terapias-alvo.

Entre os profissionais que participaram da programação estiveram a diretora de Corpo Clínico do Icesp, Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz, que discutiu as modalidades terapêuticas para o câncer de ovário platino-resistente de acordo com o perfil molecular, e a coordenadora do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Profa. Dra. Milena Mak, que abordou as estratégias de tratamento do câncer de pulmão de não pequenas células avançado. O evento também contou com casos clínicos e debates, aproximando a discussão científica da prática assistencial.

Aconteceu no Icesp

260925 - Icesp Pan Tumor (74)
Evento reúne residentes egressos e atuais para discutir avanços em Oncologia
261002 - Implementação da Assistência Farmacêutica em Oncologia (AF-Onco) (9)
Icesp recebe visita do Ministério da Saúde para implantação da AF-Onco
260928 - Doação da Isabella Nahas (7)
Doação viabiliza novos videogastroscópios para o Centro Cirúrgico
WhatsApp Image 2026-09-16 at 19.43
Icesp realiza microcirurgia a laser de CO₂ para tratamento de câncer nas cordas vocais
CAPA
Presidente do Conselho Diretor do Icesp é homenageado em congresso
CAPA
Icesp se destaca no 35º Congresso Brasileiro de Patologia
CAPA
Pacientes do Remama conquistam medalha em evento na França
260817 - XXVI Curso Introdutório à Liga de Oncologia Clínica (32)
Icesp sedia curso da Liga de Oncologia Clínica da FMUSP
260822 - McDia Feliz - Itaci (63)
Equipes do Itaci/Icesp e Fundação Criança se unem em mais um McDia Feliz

É o tratamento que utiliza iodo radioativo (Iodo-131) para o controle dos carcinomas diferenciados da glândula tireoide.

O objetivo é combater às células cancerígenas que ainda restaram na tireoide após a cirurgia (tireoidectomia) ou metástases, sendo destruídas através da radiação emitida pelo iodo.

Os pacientes recebem orientação para realização de uma dieta pobre em iodo, no período que antecede a internação, através do nutricionista ambulatorial. Evitam o consumo de sal iodado, sal marinho e alimentos salgados, pois são fontes de iodo.

O que você deve fazer:

• Enxágue a boca com água pura antes das refeições ou faça bochechos com chá de camomila antes das refeições.
• Experimente balas azedas e/ou ácidas ou gotas de limão (30 gotas em 1 copo de 200ml) ou gelatina de limão (caso não apresente feridas na boca).
• Use temperos naturais em maior quantidade, como: manjericão, orégano, salsinha, hortelã, alecrim, coentro, por exemplo.
• Substitua os talheres de metal pelos de plástico, caso sinta sabor residual metálico.
• Mantenha boa higiene bucal.

O que você deve evitar:

• Consumir alimentos muito quentes ou muito gelados.

O que você deve fazer:

• Preparar sua refeição na consistência que for mais bem tolerada, que ofereça menor dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda, pastosa ou líquida (conforme avaliação da fonoaudióloga).
• Tomar pequenos goles de água ou suco durante as refeições podem ajudar a engolir.
• Faça as refeições em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.

O que você deve fazer:

• Consuma alimentos macios e pastosos.
• Prefira alimentos gelados ou à temperatura ambiente.
• Se necessário, utilize alimentos líquidos ou liquidificados.

O que você deve evitar:

• Alimentos ácidos, picantes ou muito salgados.
• Alimentos muito quentes.

O que você deve fazer:

• Prepare as refeições com caldos ou molhos. 
• Se não houver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas, picolés ou gelo e mastigue chicletes (de preferência sabor menta), que podem ajudar a produzir mais saliva.
• Consumir líquidos em abundância: chás, sucos diluídos e, principalmente, água.

O que você deve evitar:

• Comer alimentos secos.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância (chás, sucos diluídos e principalmente água).
• Prefira frutas laxativas: ameixa, laranja, mamão, abacate, ameixa seca, manga, banana nanica.
• Consuma as frutas com casca e bagaço, quando possível.
• Consuma preferencialmente hortaliças cruas (legumes e verduras).
• Consuma farelo de cereais (arroz, aveia ou trigo).
• Consuma produtos integrais (arroz, pães e torradas).
• Consuma leguminosas regularmente (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha, soja, por exemplo).
• Consuma leite e derivados: iogurte, leite fermentado, mingau de aveia.

O que você deve evitar:

• Alimentos constipantes, como ricota fresca, queijo branco, sagu, tapioca, maisena, banana prata, banana maçã, pera, goiaba e maçã sem casca e sem sementes, caju.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância: chás, sucos coados e principalmente água.
• Procure ingerir alimentos como batatas, chuchu, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, creme de arroz, arroz, macarrão com molho caseiro coado, farinhas, torradas, biscoito água e sal ou de maisena, carnes grelhadas (frango, peixe ou boi).
• Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar.
• Prefira leite de soja.
• Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pera sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.
• Consuma apenas o caldo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico). 

O que você deve evitar:

• Leite e derivados. 
• Alimentos gordurosos (manteiga, toucinho, banha, creme de leite, por exemplo).
• Frutas cruas em geral.
• Frutas e sementes oleaginosas (abacate, coco, nozes, amêndoas, amendoim, castanhas). 
• Condimentos picantes (páprica, pimenta, mostarda, ketchup, por exemplo).
• Conservas em geral (picles, azeitona, palmito, aspargos, milho e ervilha).
• Embutidos (salsicha, linguiça, presunto, salame, mortadela, por exemplo). 
• Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
• Hortaliças cruas: legumes e verduras folhosas.
• Alimentos que causam flatulência (gases), como couve-flor, brócolis, repolho e ovo.

O que você deve fazer:

• Prefira alimentos gelados ou em temperatura ambiente.
• Faça pequenas refeições em menor intervalo de tempo.
• Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
• Beba sucos ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não estiver com feridas na boca) nos intervalos das refeições.
• Realize suas refeições em lugares bem arejados.

O que você deve evitar:

•Frituras e alimentos gordurosos.
•Doces concentrados, como compotas, goiabada, marmelada.
•Condimentos fortes (pimenta, ketchup, mostarda, molho inglês, por exemplo).
•Deitar-se após as refeições.
•Ficar próximo à cozinha durante o preparo das refeições. 

Banco Santander 033

Agência 0201

Conta Corrente 13-005061-5

Fundação Faculdade de Medicina/ICESP

CNPJ 56.577.059/0006-06

Pular para o conteúdo
Faça a sua doação