#MinhaDicaDeChef propõe desafio para internautas
Você é daquelas pessoas que adoram cozinhar e que se preocupam em investir em um cardápio cada vez mais saudável? Pois, em 2016, o Icesp resolveu contemplar esse público e falar sobre a relação entre alimentação e saúde.
Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição, o Icesp promoveu a campanha #MinhaDicaDeChef, que propôs ao público o desafio de cozinhar um prato saudável.
Com apoio de um vídeo informativo, explicando a diferença entre os quatro grupos de alimentos – in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados –, os internautas foram convidados a preparar uma receita que acompanhe as dicas “valiosas” de substituições, propostas pela nutricionista do Icesp.
Assista ao vídeo em nosso canal do YouTube.
Saiba mais sobre os grupos de alimentos:
In natura: obtidos diretamente de plantas ou de animais (como folhas e frutos ou ovos e leite) e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.
Minimamente processados: alimentos in natura que, antes de sua aquisição, foram submetidos a alterações mínimas, como higienização, corte, desidratação ou pasteurização. Exemplos incluem raízes e tubérculos lavados, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado.
Processados: são produtos in natura ou minimamente processados com a adição de sal, açúcar, óleo e vinagre, como enlatados, frutas em calda e carnes dessalgadas (carne seca ou bacalhau).
Ultraprocessados: produzidos totalmente pela indústria, com fabricação que envolve diversas etapas e técnicas de processamento, além da adição de corantes, conservantes, gordura hidrogenada e aromatizador de sabor. Exemplos incluem refrigerantes, biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote” e “macarrão instantâneo”.