Na última quarta-feira, 27 de julho, Dia Estadual e Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, foram promovidas ações no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), com o intuito de alertar as pessoas para os tumores que se desenvolvem na boca, língua, faringe, laringe, glândulas salivares, cavidade nasal e da tireoide, e que afetam diretamente as funções de fala, deglutição, respiração, paladar e olfato.
De acordo com o chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp, Dr. Marco Aurélio Kulcsar, é muito importante consultar um médico ao sentir qualquer sintoma. “Quanto mais cedo o tumor for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Em tratamentos precoces, a chance do paciente ficar curado é entre 80 a 90%, independentemente do tipo de câncer de cabeça e pescoço. Além disso, os tumores precoces possuem custo de tratamento 10 vezes menor que os avançados”, finaliza o especialista.
As comemorações do Dia Verde tiveram início com a exposição do carro da equipe da Stock Car na entrada do Icesp, e a visita do tricampeão Ricardo Maurício, que foi recepcionado pela Diretora Executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes, pelo Presidente do Conselho Diretor, Prof. Dr. Paulo Hoff e pelo chefe do Grupo de Câncer de Cabeça, Pescoço e Tórax da Oncologia Clínica, Prof. Dr. Gilberto Castro Júnior.
Durante todo o dia, ações foram programadas em celebração ao Julho Verde, sendo elas, atividades itinerantes de conscientização e prevenção, realizadas com os colaboradores no refeitório, ambulatórios e no CETO e um “Entendendo o Câncer” com a participação da equipe multidisciplinar, que promoveram uma mesa redonda onde apresentaram os métodos de atuações utilizados no Icesp para pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Além do uso de camisetas verdes, realizada pelos colaboradores, em apoio à campanha.