Entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, aconteceu a 15ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2022) com o tema “Dos planos à prática: desafios e reflexões para enfrentar a emergência climática no setor de saúde”, realizado de maneira online. O evento debate a sustentabilidade no setor de saúde, e aborda temáticas de meio ambiente, saúde e segurança do trabalhador. Ele é realizado anualmente pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, uma iniciativa que promove a saúde pública e ambiental, assim como a redução da pegada ecológica da assistência à saúde, e que o Icesp faz parte desde 2014.
Na manhã do dia 29 de novembro (terça-feira), o evento contou com a abertura oficial e premiação de pôsteres com relatos de experiências exitosas dos hospitais afiliados, onde foram 96 trabalhos qualificados e 15 premiados. Neste dia, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) recebeu o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA 2022), que é concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e reconhece as organizações que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito nacional que se destacam por suas iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade.
O projeto submetido pelo Comitê de Sustentabilidade do Icesp, foi o intitulado “Projeto de Eficiência Energética do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo” que tem como autor o Engenheiro Eletricista e Clínico do Icesp, Raul Barbosa Rodrigues, e consiste em uma parceria do Icesp com a ENEL, que implementou um Programa de Eficiência Energética (PEE), que possibilitou a modernização do sistema de iluminação e automação predial do edifício. Buscando potencializar o sistema de iluminação, de 32W por lâmpadas de 18W com tecnologia LED, e aprimoramento do controle de automação da iluminação nos corredores em período noturno em locais que possuem baixa atividade. Além disso, o Instituto também recebeu duas menções honrosas com os trabalhos: “Utilização do overfill: Uma evidência de economia para as instituições” e “Estratégia para redução de desperdícios com a utilização de sobras de medicamentos antineoplásicos”.
“Estou muito feliz em participar do evento em nome do Icesp, e receber o reconhecimento pelo trabalho que foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Instituição. Nós estamos consumindo mais do que o planeta consegue suportar, e cada vez se torna mais importante buscarmos medidas que auxiliem na equalização. Esse projeto visa desacelerar o consumo elétrico e automatizar a eficiência da utilização deste recursos, com economia equivalente a 600 residências”, ressalta o Diretor de Infraestrutura e Engenharia Clínica do Icesp, Heitor Akira Kuramoto, que representou o Instituto no evento.
Não é a primeira vez que o Icesp recebe esta premiação. Entre 2011 e 2018, o Icesp foi reconhecido praticamente todos os anos por diversas iniciativas conduzidas no âmbito do hospital voltadas a melhorar sua performance ambiental. Em 2018, o Instituto foi premiado com os projetos “Redução dos Resíduos” e “Descarte Correto”.