Estudantes superaram mais de 2 mil alunos de outros 230 programas de residência de diversos países em prova da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO)
Médicos residentes em oncologia clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp), ligado ao Hospital das Clínicas da FMUSP, tiveram, pelo terceiro ano seguido, o melhor desempenho no exame da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO).
A prova, que contou com a participação de 230 programas de residência médica mundiais, foi realizada no início de fevereiro por mais de 2,3 mil residentes, dos quais 28 representaram o Icesp. Os participantes, do segundo e terceiro anos de residência, responderam a questões que abrangeram todas as áreas de conhecimento do campo oncológico, utilizando uma plataforma digital certificada.
“A prova da ASCO é feita com a participação de todos os programas de treinamento em oncologia dos Estados Unidos. Estar entre os primeiros colocados indica que o treinamento realizado no Instituto do Câncer tem a mesma qualidade que o treinamento feito nas melhores universidades americanas. Além disso, confirma a dedicação dos professores e preceptores com os nossos residentes e a alta qualidade do treinamento médico oferecido na USP”, diz Paulo Hoff, Professor Titular da Disciplina de Oncologia Clínica do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP e Diretor Técnico da Divisão de Oncologia do Icesp.
A Coordenadora do Programa de Residência de Oncologia Clínica do Icesp, Dra. Milena Mak, também ressalta a importância da colocação no exame. “É uma imensa satisfação este resultado excepcional dos nossos residentes. Demonstra a excelência do nosso ensino e o aprendizado deles ao longo desses anos de treinamento na residência do Icesp”, finaliza.