Bate-papo com especialistas e pacientes integra a programação da campanha Março Azul Marinho, voltada à conscientização sobre a doença, e será realizado no Museu de Arte Contemporânea, com entrada gratuita ao público
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizará uma Roda de Conversa em alusão à campanha Março Azul Marinho, Mês de Conscientização sobre o Câncer Colorretal.
Com o tema “Qualidade de Vida do Paciente em Tratamento de Câncer Colorretal”, o evento acontecerá na segunda-feira, 27, às 9h30, no auditório do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC) – Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, Vila Mariana.
Profissionais do Icesp abrirão a Roda de Conversa com uma apresentação de teatro, que terá como tema: “Garçom, onde fica o WC?”, onde abordarão a importância de haver lugares adaptáveis para pessoas que utilizam a bolsa de ostomia.
Após a encenação, será realizado o bate-papo, que será aberto para perguntas do público e conduzido pelo Prof. Dr. Ulysses Ribeiro, Coordenador Médico da Oncologia Cirúrgica do Icesp; Dr. Jorge Sabbaga, Chefe do Grupo de Gastrointestinal da Oncologia Clínica do Icesp; Rita de Cássia Freitas Bandeira, Enfermeira Estomaterapeuta do Icesp e Jaqueline Germano Araújo, paciente e enfermeira do Icesp.
Eles levantarão discussões importantes, como a conscientização e desmistificação da doença, de que maneira a sociedade pode ter um olhar mais humanizado e contribuir para a integração de pessoas ostomizadas e com câncer, contará também com relato de pacientes e como esse público pode ter uma boa qualidade de vida durante o tratamento. Além disso, ao final do evento, os participantes poderão visitar o rooftop do museu para apreciar a vista.
O Prof. Dr. Ulysses Ribeiro, um dos convidados que ministrará o bate-papo, explica a importância do evento. “O câncer colorretal é muito frequente na população e pode ser facilmente detectado na fase inicial. Portanto, nosso intuito é disseminar cada vez mais informações sobre o tumor e como podemos preveni-lo. Esperamos que o público possa adquirir o máximo possível de conhecimento em nosso evento e propague para familiares e amigos”.
A roda de conversa será gratuita e aberta ao público, interessados devem fazer a inscrição no site.
SERVIÇO:
Ação: Roda de conversa: “Qualidade de Vida do Paciente em Tratamento de Câncer Colorretal”
Data: 27 de março
Horário: 9h30
Local: Auditório do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC) – Av. Pedro Álvares Cabral, 1301, Vila Mariana
Inscrições: www.sympla.com.br/evento/roda-de-conversa-sobre-a-qualidade-de-vida-do-paciente-em-tratamento-de-cancer-colorretal/1916745