Outubro Rosa: Instituto do Câncer promove Simpósio Internacional de Exercício e Câncer e 3º Festival Paulista de Remadoras Rosas

Os eventos visam reforçar a importância do exercício físico para o tratamento do câncer, além de conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

 

Nos dias 6 e 7 de outubro, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promove o Simpósio Internacional de Exercício e Câncer e o 3º Festival Paulista de Remadoras Rosas. Os eventos serão realizados em alusão à campanha Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e em comemoração aos 10 anos do Projeto Remama, programa que utiliza o remo como ferramenta para auxiliar na recuperação de pacientes com câncer de mama.

O simpósio e o festival são iniciativas do Icesp; da Associação para a Educação, Esporte, Empreendedorismo e Direitos dos Pacientes da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas (Aedrehc); do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do HCFMUSP (Imrea); do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp); e da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

No dia 6 será realizado o Simpósio Internacional de Exercício e Câncer, na Escola de Educação Física e Esporte da USP, destinado a pesquisadores e profissionais interessados em temas sobre a prática de exercícios durante e após o tratamento do câncer, e que sejam envolvidos na assistência à saúde. O encontro terá a presença de
especialistas internacionais e nacionais que abordarão assuntos, como: particularidades da realização de exercícios físicos no cuidado ao paciente oncológico, impacto do exercício físico na disfunção autonômica e imunológica no câncer de mama. Além disso, contará também com apresentação de trabalhos científicos e rodas de conversas para a discussão dos temas.

Ao final, está previsto uma imersão cultural com o lançamento do livro “Mar de Rosas: a beleza em meio à turbulência trazida pelo câncer de mama”, que conta as histórias de 46 remadoras rosas, integrantes do Programa Remama, e suas vivências com o câncer de mama, além de relatos e homenagens de todos que participaram da iniciativa ao longo dos 10 anos. Em seguida, acontecerá o show “Entre nós”, em que as participantes apresentarão os cânticos utilizados durante as competições de remo.

No dia 7, a partir das 8h, na raia olímpica da USP, equipes de Remadoras Rosas de todo o Brasil poderão conhecer mais sobre as práticas relacionadas ao remo, com aulas de salvamento e resgate, técnicas de remada e prática técnica em Canoas e Dragon Boats. Em seguida, na parte da tarde, participarão de remadas recreativas e competitivas em Dragon Boat e Canoas OC6, onde mostrarão suas habilidades no remo.

 Como encerramento, o público poderá apreciar a tradicional cerimônia de rosas em homenagem às participantes que já faleceram em virtude da doença seguida da apresentação da bateria da USP.

“Neste Outubro Rosa iremos celebrar a vida e os 10 anos do Programa Remama, que cresceu ao longo dos anos e hoje conta com 48 remadoras. Existem evidências de que a prática de atividades físicas é benéfica para a saúde da população, com destaque no cuidado a pacientes oncológicos. Por isso, é muito importante compartilhar estes conhecimentos e discutir estratégias de implantação de diferentes programas que incentivem esta prática. Todo este encontro traz atenção à importância do diagnóstico precoce e toda educação relacionada ao Outubro Rosa”, afirma a Coordenadora Médica do Serviço de Reabilitação do Icesp, Profa. Dra. Christina May Moran de Brito, idealizadora e uma das coordenadoras do Remama.

 

Sobre o Remama

O programa Remama, realizado pelo Icesp e a Rede de Reabilitação Lucy Montoro, ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e, também, pelo Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) e pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, foi lançado em 2013, inspirado em um movimento mundial de superação da doença através deste esporte. A iniciativa busca promover o exercício físico, neste caso, com o remo, e também auxiliar a desmistificar a crença de que pessoas submetidas a cirurgias para câncer de mama não possam mais realizar atividades como esta.

 

Serviço: 

Simpósio Internacional de Exercício e Câncer

Quando: 6 de outubro

Onde: Escola de Educação Física e Esporte da USP

Endereço: Av. Professor Mello Moraes, 65 – Vila Universitária, São Paulo

Horário: das 10h às 18h

Inscrições: acesse o site

 

III Festival Paulista de Remadoras Rosas

Quando: 7 de outubro

Onde: Raia Olímpica de Remo e Canoagem da USP

Endereço: Av. Professor Mello de Morais 1382, Butantã.

Horário: das 8h às 18h

Inscrições: acesse o site 

Aconteceu no Icesp

A494 - Mestrado Profissional - post-v4
Inscrições abertas: Mestrado Profissional em Inovação e Avaliação de Tecnologias em Cancerologia
2- Quali Juntos - Prêmio Farmácia (6)
Programa da Farmácia do Icesp recebe premiação no Quali Juntos
1 - 8ª Icesp Run (326)
Instituto do Câncer realiza 8ª edição da Icesp Run com o maior número de inscritos na prova
Image_20241127_103851_921
Instituto do Câncer de São Paulo lança revista especial da Turma da Mônica Jovem para a conscientização sobre o HPV
podcast novembro azul - tumb site V2
Instituto do Câncer lança podcast sobre saúde masculina para campanha Novembro Azul
Outubro Rosa
Campanha Outubro Rosa: conheça mais sobre a iniciativa e como se cuidar contra o câncer de mama
A514 - Novo canal de atendimento (Whatsapp) - POST capa
Icesp conta com novo canal de atendimento pelo WhatsApp para os serviços de agendamento, internação e telemedicina
A297 - Desfile ICESP - post
Instituto do Câncer promove Desfile de Pacientes para enaltecer a autoestima e conscientizar sobre o câncer
Icesp recebe homenagem em evento da Academia de Ciências do Estado de São Paulo Crédito da foto - ACIESP Imagens e Mário Salvado
Icesp recebe homenagem em evento da Academia de Ciências do Estado de São Paulo

É o tratamento que utiliza iodo radioativo (Iodo-131) para o controle dos carcinomas diferenciados da glândula tireoide.

O objetivo é combater às células cancerígenas que ainda restaram na tireoide após a cirurgia (tireoidectomia) ou metástases, sendo destruídas através da radiação emitida pelo iodo.

Os pacientes recebem orientação para realização de uma dieta pobre em iodo, no período que antecede a internação, através do nutricionista ambulatorial. Evitam o consumo de sal iodado, sal marinho e alimentos salgados, pois são fontes de iodo.

O que você deve fazer:

• Enxágue a boca com água pura antes das refeições ou faça bochechos com chá de camomila antes das refeições.
• Experimente balas azedas e/ou ácidas ou gotas de limão (30 gotas em 1 copo de 200ml) ou gelatina de limão (caso não apresente feridas na boca).
• Use temperos naturais em maior quantidade, como: manjericão, orégano, salsinha, hortelã, alecrim, coentro, por exemplo.
• Substitua os talheres de metal pelos de plástico, caso sinta sabor residual metálico.
• Mantenha boa higiene bucal.

O que você deve evitar:

• Consumir alimentos muito quentes ou muito gelados.

O que você deve fazer:

• Preparar sua refeição na consistência que for mais bem tolerada, que ofereça menor dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda, pastosa ou líquida (conforme avaliação da fonoaudióloga).
• Tomar pequenos goles de água ou suco durante as refeições podem ajudar a engolir.
• Faça as refeições em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.

O que você deve fazer:

• Consuma alimentos macios e pastosos.
• Prefira alimentos gelados ou à temperatura ambiente.
• Se necessário, utilize alimentos líquidos ou liquidificados.

O que você deve evitar:

• Alimentos ácidos, picantes ou muito salgados.
• Alimentos muito quentes.

O que você deve fazer:

• Prepare as refeições com caldos ou molhos. 
• Se não houver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas, picolés ou gelo e mastigue chicletes (de preferência sabor menta), que podem ajudar a produzir mais saliva.
• Consumir líquidos em abundância: chás, sucos diluídos e, principalmente, água.

O que você deve evitar:

• Comer alimentos secos.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância (chás, sucos diluídos e principalmente água).
• Prefira frutas laxativas: ameixa, laranja, mamão, abacate, ameixa seca, manga, banana nanica.
• Consuma as frutas com casca e bagaço, quando possível.
• Consuma preferencialmente hortaliças cruas (legumes e verduras).
• Consuma farelo de cereais (arroz, aveia ou trigo).
• Consuma produtos integrais (arroz, pães e torradas).
• Consuma leguminosas regularmente (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha, soja, por exemplo).
• Consuma leite e derivados: iogurte, leite fermentado, mingau de aveia.

O que você deve evitar:

• Alimentos constipantes, como ricota fresca, queijo branco, sagu, tapioca, maisena, banana prata, banana maçã, pera, goiaba e maçã sem casca e sem sementes, caju.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância: chás, sucos coados e principalmente água.
• Procure ingerir alimentos como batatas, chuchu, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, creme de arroz, arroz, macarrão com molho caseiro coado, farinhas, torradas, biscoito água e sal ou de maisena, carnes grelhadas (frango, peixe ou boi).
• Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar.
• Prefira leite de soja.
• Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pera sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.
• Consuma apenas o caldo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico). 

O que você deve evitar:

• Leite e derivados. 
• Alimentos gordurosos (manteiga, toucinho, banha, creme de leite, por exemplo).
• Frutas cruas em geral.
• Frutas e sementes oleaginosas (abacate, coco, nozes, amêndoas, amendoim, castanhas). 
• Condimentos picantes (páprica, pimenta, mostarda, ketchup, por exemplo).
• Conservas em geral (picles, azeitona, palmito, aspargos, milho e ervilha).
• Embutidos (salsicha, linguiça, presunto, salame, mortadela, por exemplo). 
• Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
• Hortaliças cruas: legumes e verduras folhosas.
• Alimentos que causam flatulência (gases), como couve-flor, brócolis, repolho e ovo.

O que você deve fazer:

• Prefira alimentos gelados ou em temperatura ambiente.
• Faça pequenas refeições em menor intervalo de tempo.
• Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
• Beba sucos ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não estiver com feridas na boca) nos intervalos das refeições.
• Realize suas refeições em lugares bem arejados.

O que você deve evitar:

•Frituras e alimentos gordurosos.
•Doces concentrados, como compotas, goiabada, marmelada.
•Condimentos fortes (pimenta, ketchup, mostarda, molho inglês, por exemplo).
•Deitar-se após as refeições.
•Ficar próximo à cozinha durante o preparo das refeições. 

Banco Santander 033

Agência 0201

Conta Corrente 13-005061-5

Fundação Faculdade de Medicina/ICESP

CNPJ 56.577.059/0006-06

Pular para o conteúdo
Faça a sua doação