Os residentes do segundo e terceiro ano do programa de residência médica de Oncologia Clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada ao Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, alcançaram o melhor desempenho no exame anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). O grupo obteve a maior média entre todas as instituições avaliadas e atingiu sua maior pontuação em relação a avaliações de anos anteriores, superando assim sua melhor marca.
A prova, que contemplou cerca de 230 programas de residência em Oncologia Clínica, foi realizada no início de março por mais de 2,2 mil profissionais de todo o mundo e contou com a participação de 25 residentes do Icesp. O Instituto superou em 13 pontos percentuais a média geral, obtendo um aproveitamento de 74%.
Na avaliação, os participantes têm que responder 200 questões de múltipla escolha que abrangem todas as áreas de conhecimento no campo oncológico, por meio de uma plataforma digital, ao longo de 6 horas.
“O exame da ASCO é um instrumento de reavaliação contínua dos alunos que estão em processo de formação como oncologistas clínicos. Participam desse exame residentes que atuam e têm o seu treinamento nas instituições mais sólidas e mais reconhecidas de diferentes países, como os dos Estados Unidos, e constatar que os residentes do Icesp alcançaram a média mais alta entre todos os programas avaliados, mostra a qualidade do ensino e a excelência dos profissionais de saúde formados neste instituto que integra o Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP”, diz o Prof. Dr. Paulo Hoff, presidente do Conselho Diretor do Icesp e coordenador do programa de residência de Oncologia Clínica do Instituto.