Estão abertas as inscrições para a Oficina teórico-prática de Cuidados Paliativos do Icesp, curso, destinado a equipe multiprofissional e médicos, com objetivo de capacitar para o atendimento em cuidados paliativos de pacientes oncológicos, que acontecerá no dia 22 de junho.
Chamamos de cuidados paliativos a abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, por meio do tratamento da dor e manejo dos sintomas relacionados à condição clínica.
Em sua primeira edição, o curso terá como tema central as habilidades de comunicação relacionadas a pacientes em cuidados paliativos. Por meio de uma teoria com a metodologia de ensino ativa e atividades práticas com debates de casos clínicos e simulação realística, os profissionais poderão ter acesso a protocolos e diretrizes que são aplicadas em um dos maiores centros oncológicos do país.
O médico assistente da equipe de cuidados paliativos do Icesp, Dr. João Thomé, aponta que atualmente na área da saúde, apesar de já existirem alguns cursos e congressos voltados para o tema, ainda é necessário que cada vez mais profissionais tenham o conhecimento para atuação em campo. “Nosso objetivo é trazer a experiência imersiva aos participantes da oficina, desprendendo de metodologias baseadas em apenas palestras. Buscamos em um ambiente multiprofissional, que eles possam adquirir a especialização necessária para aplicar o melhor atendimento”, comenta.
Nas atividades práticas, os participantes terão acesso a situações que envolvem a comunicação difícil com pacientes e familiares, além da discussão sobre as possíveis formas de reverter potenciais dificuldades nas relações, que envolvem feedbacks e trocas de informações entre equipes, tudo isso baseado na melhor forma de emitir uma mensagem clara para todos os envolvidos no tratamento.
Para a médica assistente da equipe de cuidados paliativos do Icesp, Isabella Pagetti, é muito importante frisar que um bom atendimento acontece por meio do trabalho em equipe. “Ao trazermos a importância do ambiente multiprofissional no tratamento dos pacientes, nos desprendemos da visão médico centrada. Em nosso curso, reforçamos o empoderamento de todos os envolvidos no cuidado”, reforça.
O chefe médico do serviço de cuidados paliativos do Icesp, Dr. Toshio Chiba, destaca a importância de capacitar profissionais da área da saúde para que eles possam aplicar a melhor assistência e valorizar a especialidade. “Precisamos reforçar as metodologias de ensino inovadoras relacionadas aos cuidados paliativos e assim, por meio do conhecimento adequado, aplicamos a melhora no atendimento destes pacientes que já enfrentaram uma situação difícil”, destaca.
Segundo os especialistas, o curso busca também reforçar a importância da comunicação efetiva tanto para os profissionais que possuem formação na especialidade, quanto para aqueles que possuem formação em outras áreas. Para mais informações e inscrição, acesse o site.