A médica da Onconefrologia do Icesp Dra. Verônica Torres esteve presente no Kidney Week 2025, congresso realizado pela Sociedade Americana de Nefrologia (ASN). O encontro aconteceu em Houston, nos Estados Unidos, e reuniu médicos e pesquisadores de todo o mundo para discutir os avanços mais recentes no tratamento das doenças renais.
No evento, ela apresentou o trabalho “Impact of low muscle strength and CT-defined myopenia on the performance of GFR estimating equations in elderly patients with cancer” (Impacto da baixa força muscular e da miopenia (redução da massa muscular), definida por tomografia computadorizada no desempenho das equações de estimativa da taxa de filtração glomerular em pacientes idosos com câncer, em tradução livre).
O objetivo do estudo era avaliar o impacto da baixa força muscular, associada ou não à redução da massa muscular, definida por tomografia computadorizada, no desempenho das equações CKD-EPI sem distinção de raça, com base nos níveis séricos de creatinina, cistatina C, B2M e BTP em pacientes idosos com câncer.
O estudo foi realizado no Icesp, incluindo médicos da equipe da Nefrologia e da Geriatria em colaboração com as equipes de Nefrologia e Radiologia do Massachusetts General Hospital – Harvard Medical School.
O estudo demonstrou que não apenas a redução da massa muscular, mas a redução da força muscular foi associada ao maior erro de estimativa da filtração glomerular, ou função renal, baseada na creatinina sérica. Esses dados são inéditos e sugerem a importância da avaliação de fragilidade nos pacientes com câncer.