A campanha Novembro Azul é voltada à conscientização sobre o câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem. A iniciativa tem como propósito alertar sobre os sintomas da doença, reforçar a importância do diagnóstico precoce e estimular que o público masculino faça o acompanhamento médico e realize exames preventivos.
Em alusão à campanha, o Icesp realizou diversas ações internas e externas para alertar a população sobre a doença.
Blitz da Saúde na Fiesp
No domingo, 16 de novembro, foi realizada a Blitz da Saúde especial Novembro Azul, na Avenida Paulista. Promovida na calçada da Fiesp pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, contou com a participação da equipe multiprofissional do Icesp que esteve no local para oferecer à população orientações sobre a doença e a saúde do homem de maneira integral.
Ação de conscientização no Shopping Center 3
O Icesp promoveu no dia 19 uma atividade no Shopping Center 3, localizado na Avenida Paulista, acerca de temas relacionados à campanha. A iniciativa aconteceu das 10h às 14h, e contou com a equipe multiprofissional do Instituto que esteve à disposição do público com materiais explicativos sobre o câncer de próstata.
Aula aberta Novembro Azul
A Aula Aberta: Prevenção e Detecção Precoce do Câncer de Próstata foi transmitida de maneira online, no dia 25, para profissionais da saúde e demais interessados no tema, com o objetivo de capacitá-los para a identificação precoce e prevenção da doença. Contou com a emissão de certificado, teve como palestrante o médico assistente da Urologia do Icesp, Dr. Vinícius Menezes e incluiu a participação de 53 pessoas.
Entendendo o câncer
No dia 26 foi realizada no Instituto a 58ª edição do “Entendendo o câncer”. O tema abordado foi “Saúde masculina: um diálogo sobre prevenção e qualidade de vida”. Incluiu a participação do chefe do Grupo de Tumores Geniturinários, Dr. José Maurício Mota, como palestrante e moderador da conversa, além de outros palestrantes: o médico assistente da Urologia do Icesp, Dr. Romulo dos Santos Sobreira Nunes; a médica assistente da Cardiologia do Icesp, Dra. Silvia Moulin Ribeiro Fonseca e o psicólogo Ambulatorial do Icesp, Paulo Antônio da Silva Andrade.