Entre os dias 26 e 28 de junho, o Instituto do Câncer participou do Gastrão 2024, um dos maiores eventos de Gastroenterologia do Brasil.
Realizado há 51 anos e organizado pelo Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP, ele reúne experts nacionais e internacionais para discutir as principais afecções do aparelho digestivo, especialmente cirúrgicas e endoscópicas, e este ano obteve recorde de participação, com mais de 2280 pessoas.
Na ocasião, ocorreu no evento o 51º Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo Coloproctologia e Transplantes; o 33º Curso Internacional Endoscopia Digestiva Terapêutica; e o 13º Fórum Internacional de Transplantes do Aparelho Digestivo. Também contou com palestras, workshops, debates, além de ser um importante espaço de trocas e networking entre profissionais da saúde, pesquisadores e clínicos no campo da gastroenterologia.
Entre os presentes representando o Icesp estavam diretor técnico da divisão de oncologia do Icesp, Prof. Dr. Paulo Hoff; o coordenador médico da oncologia cirúrgica do Icesp, Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Jr.; médicos e residentes da equipe cirúrgica do aparelho digestivo; a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional – EMTN, entre outros.
Juntamente com o Gastrão, ocorreu a 13ª edição do Simpósio de Oncologia, que envolveu discussões multidisciplinares sobre o câncer do aparelho digestivo, com palestras e discussões de casos envolvendo cirurgiões, oncologistas clínicos, nutricionistas, fisioterapeutas, endoscopistas e radiologistas.
Foram apresentados por volta de 430 trabalhos, dos quais três premiados, entre eles o primeiro lugar um trabalho da área de cirurgia plástica do Complexo do HC.
O Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Jr. reitera a importância da participação do Icesp e o sucesso do evento. “Esta edição do Gastrão foi um sucesso, com recorde de número de inscritos. Esperamos que, como neste ano, cada vez mais o público de jovens médicos participem”, afirma.
O Icesp foi também representado por uma equipe multidisciplinar que apresentou o caso clínico: Pós-operatório de Gastrectomia Total em Paciente com Câncer Gástrico.
Entre os profissionais responsáveis pela apresentação e debate estavam: a coordenadora administrativa da equipe multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), Gislaine Aparecida Ozorio, como apresentadora do caso; o Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Júnior; a coordenadora da farmácia, Rejane de Sousa Siqueira; a gerente de enfermagem das unidades de internação cirúrgica, Eveline Aparecida dos Santos; e a coordenadora da nutrologia Dra Sabrina Segatto Valadares Goastico, como debatedores do tema.
Para Gislaine Ozorio, a participação da equipe de EMTN em congressos como o Gastrão 2024 é essencial para destacar a importância da equipe multidisciplinar no tratamento dos pacientes. “Ter esse espaço dentro de um congresso médico é muito importante para nós. Além disso, melhora a qualidade da assistência prestada. Embora o congresso seja voltado para a equipe médica, a inclusão de um espaço dedicado à nutrição é extremamente relevante”, comenta Gislaine.