O Instituto do Câncer foi convidado pela ABES-SP (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) para participar da formação de um grupo técnico para discussão sobre a regulamentação da reciclagem de blisteres. O convite se deu devido ao Projeto Cartela Solidária Icesp, que recebe cartelas de medicamentos vazios e encaminha para reciclagem.
A coordenadora de farmácia e membro do Comitê de Sustentabilidade do Icesp, Cíntia de Oliveira Sousa, representou o Instituto na sede da ABES-SP, apresentando o projeto a importantes entidades como as Faculdades de Medicina e de Saúde Pública da USP, ANVISA, Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP), laboratórios da indústria farmacêutica e colegas do setor de saúde com intuito de fomentar a discussão e propor alternativas para a arrecadação e destinação correta das cartelas vazias.
A diretriz elaborada pelo grupo foi colocada em consulta pública e está disponível até o dia 07 de outubro de 2024, no site da ABES-SP, para que a sociedade tenha acesso e possa realizar sugestões.
A Campanha Cartela Solidária Icesp, desde 2019, recebe os blisteres de pacientes e colaboradores e a cada 2 toneladas recicladas o Instituto recebe uma cadeira de rodas para ser doada aos pacientes. Até o momento foram doadas 11 cadeiras.
A campanha de reciclagem é um projeto que iniciou-se no setor de Farmácia e foi implantada no hospital junto ao Comitê de Sustentabilidade do Instituto. Sobre sua participação no grupo da ABES-SP, Cintia comenta: “O Icesp obteve grande visibilidade e adesão à campanha, espero que ações como estas possam ser replicadas em demais unidades de saúde, colaborando cada vez mais com o meio ambiente e com a sociedade”.