No dia 11 de agosto, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizou, em parceria com o Grupo Folha, a 14ª edição do Prêmio Octavio Frias Oliveira, iniciativa que visa estimular e premiar a produção científica no Brasil na esfera da prevenção e do combate ao câncer, em três categorias: Personalidade de Destaque, Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica.
Foram laureados os autores principais dos estudos vencedores das categorias Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica em Oncologia, bem como a Personalidade de Destaque em Oncologia, que reconhece pessoas que contribuíram de modo significativo para a área.
O trabalho de Bruna Moretto, desenvolvido pelo Laboratório Onkos Diagnósticos Moleculares, foi o vencedor da categoria Inovação Tecnológica. No estudo, os pesquisadores apresentaram resultados de um teste genético desenvolvido no Brasil para diagnóstico de malignidade em nódulos de tireoide. Foi possível constatar que a tecnologia pode apoiar decisões clínicas e reduzir a quantidade de cirurgias realizadas para fins diagnósticos.
Os premiados em Pesquisa em Oncologia foram o João Agostinho Machado-Neto e a Keli Lima, da USP, que apresentaram um estudo que descreve o mecanismo de ação do THZ-P1-2, um composto inibidor das proteínas PIP4K2s, no combate a células leucêmicas.
E o homenageado na categoria Personalidade de Destaque foi o ex-senador José Serra, governador do estado de São Paulo na época da inauguração do Icesp. Durante o evento foi apresentado um vídeo com depoimento do professor titular da disciplina de oncologia clínica do departamento de radiologia e oncologia da FMUSP, Prof. Dr. Paulo Hoff, que recordou o início das atividades do Instituto.
Entre as contribuições do ex-senador para a área da saúde no país, ele foi um dos responsáveis pela redução de 28% na probabilidade de óbito prematuro por câncer de pulmão no Brasil, por sua atuação na criação da Lei Estadual Antifumo, na restrição das propagandas de cigarro e na obrigatoriedade de advertências nos maços.
O evento foi conduzido pela repórter da Folha de S. Paulo Cláudia Collucci, que anunciou os vencedores e mediou uma roda de conversa entre eles. Este ano, a cerimônia contou com uma homenagem ao Prof. Dr. José Eluf Neto, que faleceu em janeiro, e foi professor titular do departamento de medicina preventiva da FMUSP e membro do conselho diretor do Icesp.
Além da presença de pesquisadores, a premiação também contou com a participação de autoridades, como o reitor da USP, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior; da diretora da FMUSP, Profa. Dra. Eloisa Bonfá; do professor titular de radiologia da FMUSP, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri; do professor titular da disciplina de oncologia na FMUSP, Prof. Dr. Roger Chammas; do professor titular da disciplina de urologia do departamento de cirurgia da FMUSP e presidente do conselho diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas; do diretor-presidente da FFM, Dr. Arnaldo Hossepian; da diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes; e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marco Antonio Zago.