A ação é realizada em prol das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul para sensibilizar população sobre os cânceres de mama e próstata
Nesta quarta-feira (25), às 11h, o hall de entrada do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e está ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foi palco do tradicional desfile de pacientes do Instituto com o tema “O papel da moda na celebração das pequenas conquistas”.
Realizado desde 2012, o evento faz alusão às campanhas Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata e saúde do homem.
Este ano, a ação contou com 24 pacientes, entre homens e mulheres, que desfilaram com roupas confeccionadas em papel com a inclusão de guizos, representando sinos, produzidas por alunos do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, parceiros do evento desde 2014. A ideia de confeccionar as roupas com guizos surgiu como referência ao momento significativo que pacientes do Instituto realizam ao tocar o sino da radioterapia, para marcar a conclusão desta etapa do tratamento.
“Exemplos de coragem e determinação, estes pacientes nos mostram que a beleza interna ou externa se encontra na essência de cada um, ao mostrarem os desafios que foram e os que ainda serão vencidos. Desta forma, eles reafirmam sua beleza, não somente por uma ótica estética ditada pelos padrões da moda, mas sim por passarem por várias etapas de ressignificação de suas vidas”, comenta a coordenadora do Centro Integrado de Humanização do Icesp, Maria Helena Sponton.
Após um encontro entre os pacientes e os estudantes de Moda da Faculdade Santa Marcelina, as vestimentas para o desfile foram criadas e carregam em sua criação histórias, gostos e medidas para que cada look tenha um traço da personalidade dos participantes. O cenário do evento também contou com uma decoração especial, com um painel de fotos de pacientes que participaram das edições anteriores, destacando a beleza individual de cada um sob o olhar do fotógrafo Jairo Goldflus.
Manhã de preparação
Antes de desfilarem, os pacientes tiveram uma manhã de produção. O maquiador Rodrigo Gomes e sua equipe ficaram responsáveis pela maquiagem e penteado, e os modelos fizeram um breve ensaio antes de entrarem na passarela.
“O desfile é um momento importante para o Instituto. É uma forma de comemorarmos o sucesso de cada etapa do tratamento dos nossos pacientes, e assim demonstrar que é possível recuperar a autoestima e ter uma participação ativa na sociedade. Este ano, estamos celebrando não somente as pequenas conquistas, mas, sobretudo as grandes conquistas de mulheres e homens que são submetidos ao tratamento. Com esta ação, buscamos tirar o estigma da doença e reforçar a importância das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que visam à conscientização sobre os cânceres de mama e de próstata”, finaliza o Prof. Dr. William Nahas, Presidente do Conselho Diretor do Icesp.