No dia 23 de julho, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e está ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, promoveu, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), um dia de atividades em prol da campanha Julho Verde na Avenida Paulista, com objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de cabeça e pescoço.
Durante a ação, que teve início às 10h e contou com a participação das equipes médicas e multiprofissionais, foram feitas avaliações das pessoas que passavam pela Avenida Paulista e apresentavam pelo menos dois sintomas, com base em um questionário sobre hábitos comuns da população e sintomas que merecem atenção. Cerca de 5 mil pessoas transitaram em frente à tenda no horário da ação, conforme estimativa da Fiesp. Deste total, aproximadamente 300 pessoas foram impactadas com as informações sobre prevenção, sintomas e diagnóstico precoce, por meio da entrega de folhetos e bottons. Cerca de 25% dos avaliados apresentaram indicação e foram encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência.
Na parte da tarde, a partir das 13h, o público pôde apreciar algumas apresentações que abordaram temas relacionados à campanha. A programação teve início com a peça “Posso Falar?”, que trouxe a história de um cantor em tratamento de câncer de laringe. Em seguida, o coral “Amigos da Voz”, composto por pacientes laringectomizados, realizou uma apresentação em conjunto com o Coral do Icesp, formado por colaboradores do Instituto. Eles emocionaram a todos com a performance das canções “É Preciso Saber Viver”, da banda Titãs, e “Tocando em Frente”, de Almir Sater. Ao final, todos puderam aprender de forma lúdica, informações importantes sobre a doença com o show de mágica apresentado pelo mágico Allan Chaubet.
O evento contou com a parceria da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e também teve a presença da equipe da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo SES/SP, que orientou os interessados sobre como parar de fumar.
Para o chefe do serviço de cirurgia de cabeça e pescoço do Icesp, Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar, ações de conscientização são de grande importância para o diagnóstico precoce e auxiliam no melhor tratamento ao paciente. “Agradeço a todos pelo comprometimento, mas quem mais agradece são as pessoas que fizeram a avaliação e podem ter um diagnóstico precoce que pode ser tratado e curado. É um benefício muito grande o que realizamos hoje”, ressalta.
Ao final, a diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes, fez um agradecimento a todos os profissionais envolvidos no projeto e destacou o impacto de campanhas como esta para conscientizar a população. “Obrigada a todos que estão aqui hoje em prol da divulgação desta campanha, para que possamos impactar a sociedade com assuntos relevantes relacionados à oncologia, disseminando a informação qualificada. Que esta parceria com a Fiesp seja a primeira de muitas, parabéns a todos”, destaca.
Galeria Digital na fachada da Fiesp
Além das atividades realizadas na parte do dia, o Icesp, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), também exibiu uma mensagem de conscientização na galeria digital da Fiesp durante a noite, em alusão ao Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, comemorado no dia 27 de julho.