A Ouvidoria é uma unidade administrativa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), cuja missão é viabilizar os direitos dos pacientes de serem ouvidos e terem suas demandas pessoais e coletivas tratadas adequadamente no âmbito do Hospital.
Sua função é intermediar as relações entre os pacientes e os gestores do Icesp, promovendo a qualidade da comunicação, recebendo informações que subsidiam a gestão para o aprimoramento dos serviços oferecidos pela Instituição.
O Ouvidor é a pessoa responsável pelo recebimento e análise das manifestações dos usuários. Ele é o responsável por realizar a mediação administrativa com os setores competentes, propondo sugestões, cobrando soluções e acompanhando as medidas adotadas em cada caso, bem como a sua conclusão dentro do prazo estabelecido para a resposta.
O prazo de resposta da manifestação é de 20 dias corridos, podendo ser prorrogado por mais 10 dias para ocorrências de alta criticidade (decreto Nº 60.399 de 29 de abril de 2014).
A Ouvidoria do Icesp tem como premissa assegurar a preservação dos aspectos éticos, de
privacidade e de confidencialidade em todas as etapas de processamento das demandas recebidas de seus usuários. O usuário não sofrerá retaliações e/ou barreira aos serviços oferecidos pelo Instituto.
A sua manifestação pode ser:
Informação:
Manifestação que visa obter esclarecimentos ou orientações sobre processos e / ou serviços
prestados pela Instituição ou procedimentos por ela adotados.
Elogio:
Manifestação de demonstração de apreço, reconhecimento ou satisfação sobre ações ou serviços prestados pelo Icesp ou relacionados aos processos da Instituição.
Reclamação:
Manifestação de insatisfação ou protesto sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração e/ou colaborador, considerando ineficaz ou não efetivo.
Sugestão:
Manifestação que propõe novas práticas, experiências e ações que possam vir a contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados na Instituição.
Denúncia:
Manifestação que visa dar conhecimento de irregularidades ocorridas na Instituição ou de exercício negligente ou abusivo dos cargos, empregos e funções. É também a comunicação de infrações disciplinares ou prática de atos de corrupção, ou improbidade administrativa, que venham ferir a ética e a legislação.
Expressões livres:
Manifestação que não contém nenhum elemento que permita sua classificação em um dos itens anteriores. São expressões que não contêm pedidos ou relação com as atividades realizadas no Instituto.
COMO CONTATAR A OUVIDORIA
Telefones: (11) 3893-2000 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h).
Atendimento presencial: de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, exceto feriados.
Endereço para contato pessoal ou envio de correspondência: Av. Doutor Arnaldo, 251 – térreo – Cerqueira César – CEP 01246-000 – São Paulo – SP
Aplicativo: faça o download do aplicativo do Icesp e envie a sua manifestação pelo celular.
Visite nossa página clicando AQUI.
Clique AQUI para visualizar o resumo dos atendimentos realizados na Ouvidoria.
Todos os direitos reservados © Copyright 2022 | ICESP
Todos os Direitos Reservados © Copyright 2022 | ICESP
É o tratamento que utiliza iodo radioativo (Iodo-131) para o controle dos carcinomas diferenciados da glândula tireoide.
O objetivo é combater às células cancerígenas que ainda restaram na tireoide após a cirurgia (tireoidectomia) ou metástases, sendo destruídas através da radiação emitida pelo iodo.
Os pacientes recebem orientação para realização de uma dieta pobre em iodo, no período que antecede a internação, através do nutricionista ambulatorial. Evitam o consumo de sal iodado, sal marinho e alimentos salgados, pois são fontes de iodo.
• Enxágue a boca com água pura antes das refeições ou faça bochechos com chá de camomila antes das refeições.
• Experimente balas azedas e/ou ácidas ou gotas de limão (30 gotas em 1 copo de 200ml) ou gelatina de limão (caso não apresente feridas na boca).
• Use temperos naturais em maior quantidade, como: manjericão, orégano, salsinha, hortelã, alecrim, coentro, por exemplo.
• Substitua os talheres de metal pelos de plástico, caso sinta sabor residual metálico.
• Mantenha boa higiene bucal.
• Consumir alimentos muito quentes ou muito gelados.
• Preparar sua refeição na consistência que for mais bem tolerada, que ofereça menor dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda, pastosa ou líquida (conforme avaliação da fonoaudióloga).
• Tomar pequenos goles de água ou suco durante as refeições podem ajudar a engolir.
• Faça as refeições em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.
• Consuma alimentos macios e pastosos.
• Prefira alimentos gelados ou à temperatura ambiente.
• Se necessário, utilize alimentos líquidos ou liquidificados.
• Alimentos ácidos, picantes ou muito salgados.
• Alimentos muito quentes.
• Prepare as refeições com caldos ou molhos.
• Se não houver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas, picolés ou gelo e mastigue chicletes (de preferência sabor menta), que podem ajudar a produzir mais saliva.
• Consumir líquidos em abundância: chás, sucos diluídos e, principalmente, água.
• Comer alimentos secos.
• Consuma líquidos em abundância (chás, sucos diluídos e principalmente água).
• Prefira frutas laxativas: ameixa, laranja, mamão, abacate, ameixa seca, manga, banana nanica.
• Consuma as frutas com casca e bagaço, quando possível.
• Consuma preferencialmente hortaliças cruas (legumes e verduras).
• Consuma farelo de cereais (arroz, aveia ou trigo).
• Consuma produtos integrais (arroz, pães e torradas).
• Consuma leguminosas regularmente (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha, soja, por exemplo).
• Consuma leite e derivados: iogurte, leite fermentado, mingau de aveia.
• Alimentos constipantes, como ricota fresca, queijo branco, sagu, tapioca, maisena, banana prata, banana maçã, pera, goiaba e maçã sem casca e sem sementes, caju.
• Consuma líquidos em abundância: chás, sucos coados e principalmente água.
• Procure ingerir alimentos como batatas, chuchu, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, creme de arroz, arroz, macarrão com molho caseiro coado, farinhas, torradas, biscoito água e sal ou de maisena, carnes grelhadas (frango, peixe ou boi).
• Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar.
• Prefira leite de soja.
• Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pera sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.
• Consuma apenas o caldo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
• Leite e derivados.
• Alimentos gordurosos (manteiga, toucinho, banha, creme de leite, por exemplo).
• Frutas cruas em geral.
• Frutas e sementes oleaginosas (abacate, coco, nozes, amêndoas, amendoim, castanhas).
• Condimentos picantes (páprica, pimenta, mostarda, ketchup, por exemplo).
• Conservas em geral (picles, azeitona, palmito, aspargos, milho e ervilha).
• Embutidos (salsicha, linguiça, presunto, salame, mortadela, por exemplo).
• Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
• Hortaliças cruas: legumes e verduras folhosas.
• Alimentos que causam flatulência (gases), como couve-flor, brócolis, repolho e ovo.
• Prefira alimentos gelados ou em temperatura ambiente.
• Faça pequenas refeições em menor intervalo de tempo.
• Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
• Beba sucos ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não estiver com feridas na boca) nos intervalos das refeições.
• Realize suas refeições em lugares bem arejados.
•Frituras e alimentos gordurosos.
•Doces concentrados, como compotas, goiabada, marmelada.
•Condimentos fortes (pimenta, ketchup, mostarda, molho inglês, por exemplo).
•Deitar-se após as refeições.
•Ficar próximo à cozinha durante o preparo das refeições.
Banco Santander 033
Agência 0201
Conta Corrente 13-005061-5
Fundação Faculdade de Medicina/ICESP
CNPJ 56.577.059/0006-06