Em novembro, ocorreu a 12ª edição do Workshop Brilho nos Olhos, promovido pela Administração Superior do HCFMUSP. Durante o evento aconteceu a premiação de trabalhos implementados na Instituição que tiveram êxito em 2024. Entre os três projetos do Icesp que estavam concorrendo à premiação, o vencedor foi o painel assistencial.
O piloto do projeto do painel assistencial está localizado na unidade de internação cirúrgica no 17º andar, na ala norte, e foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação (TI), juntamente com a colaboração da equipe de enfermagem e do Gerenciamento Interno de Leitos e Agenda Cirúrgica (GILAC).
Seu principal objetivo é a otimização dos processos de alta hospitalar e o giro de leitos. Este painel de maneira visual, em um televisor, comunica às equipes multiprofissionais informações importantes sobre os processos assistenciais de maneira que possam completar as etapas necessárias para alta hospitalar.
Anteriormente, este procedimento dependia da comunicação de cada profissional da equipe do status das ações para a finalização do processo, e com esta nova ferramenta a comunicação foi aprimorada. O painel começou a ser utilizado em 2023.
Com o desenvolvimento do equipamento foi possível a implementação de todas as etapas em uma única ferramenta, sendo sinalizadas no Tasy. No momento em que cada equipe executa a sua ação, a pendência sai e seu status muda.
A ferramenta favorece também a tomada de decisão da equipe de enfermagem, como no caso de pacientes com alto risco para queda, com as sinalizações devidas, contribuindo para tomada de medidas para prevenção. O painel facilitou ainda outros processos assistenciais como pendências de interconsulta, de orientação de alta e de exames do paciente, que anteriormente demandavam consulta no Tasy para checar demandas solicitadas.
A ferramenta auxiliou também a visualização de alta hospitalar que é sinalizada à equipe de enfermagem para liberação dos materiais no quarto e para que este seja higienizado.
Em comparação com as demais unidades cirúrgicas nota-se um bom resultado, com tempo menor do processo de higienização do leito, de modo que este fique disponível mais rapidamente.
“Este é um projeto bem sucedido porque está trazendo um resultado de melhora para assistência, para o paciente e com giro de leito muito mais rápido. Quanto mais fizermos este giro de leito, mais pacientes conseguiremos atender”, comenta a gerente de Sistemas do Icesp, Fabiana Monteiro Machado Lindo.
“Quando fazemos um trabalho em conjunto com a parte assistencial, ao realizarmos esta parceria com a equipe na ponta, entendemos as dificuldades e as dores de cada um. É fundamental sabermos disso. E conseguirmos, em conjunto, fazer um trabalho que tem um significado tão importante é muito gratificante”, finaliza o analista de sistemas do Icesp, André Alencar de Moura.
Entre os benefícios deste sistema está a otimização dos processos assistenciais proporcionando agilidade para resolução de pendências, otimização do giro de leito, promovendo uma alta com segurança e diminuição do tempo de permanência dos pacientes no Centro de Atendimento de Intercorrências Oncológicas (CAIO) que aguardam leito.
Com o sucesso do piloto do projeto, foi aprovada a expansão para as demais unidades de internação, com previsão de ocorrer a partir de janeiro de 2025.
“Eu acredito que esta premiação demonstra todo o esforço que foi despendido entre a equipe de enfermagem e de T.I. sobre esse projeto. Conseguimos ver o esforço do nosso trabalho nos indicadores. Quando a equipe consegue ver os resultados eles entendem a importância do que fazem e que de fato seu trabalho muda o resultado e agrega valor”, explica a gerente de enfermagem das unidades de internação cirúrgica do Icesp, Eveline Aparecida dos Santos.