Instituto do Câncer promove campanha Julho Verde na Avenida Paulista para a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço

Ação será realizada no domingo (21) e público passará por avaliação bucal gratuita realizada por especialistas

No domingo (21), das 10h às 15h, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e está ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), realizará uma ação especial em alusão à campanha Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, na calçada do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista.

A iniciativa é realizada em parceria com a Fiesp e busca conscientizar a população e alertar sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento desses tumores.

Durante a ação, médicos da equipe de câncer de cabeça e pescoço, dentistas e especialistas da equipe multiprofissional, como enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais do Icesp, estarão à disposição do público com folders explicativos para o esclarecimento de dúvidas e fornecerão orientações sobre hábitos e sintomas persistentes que merecem atenção.

Além disso, haverá um totem em frente ao local com perguntas para que o público possa responder, como “você fuma?”, “você tem feridas na boca por mais de 15 dias?”, “está rouco há mais de 15 dias?”, “você consome bebida alcoólica todos os dias?” e, caso o indivíduo responda “sim” para pelo menos duas dessas perguntas, ele poderá passar por uma avaliação bucal gratuita, que será realizada no local pelos médicos e dentistas. Ao final, ele ganhará um kit de higiene bucal, distribuído pela Sorrir Muda Tudo, campanha realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), um dos apoiadores do evento.

Outro grande destaque será a apresentação do Coral Amigos da Voz, composto por pacientes laringectomizados do Icesp que, após passarem pela cirurgia de retirada da laringe como parte do tratamento do câncer na região das cordas vocais, reaprenderam a utilizar a voz com a ajuda da equipe de Reabilitação do Instituto.

Acompanhados do coral de colaboradores do Icesp, eles cantarão músicas conhecidas pelo público, como “Verde”, de Eduardo Gudin/J.C. Costa Netto; “Trem Bala”, de Ana Vilela; e “É Preciso Saber Viver”, de Roberto Carlos/Erasmo. A iniciativa tem o objetivo de estimular outros pacientes e mostrar que podem ter qualidade de vida após o câncer.

O evento também tem o apoio da Atos Medical e contará com a presença da equipe da Coordenação da Política Estadual de Controle do Tabaco da SES-SP e do Comitê Local da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil).

Câncer de cabeça e pescoço

O câncer de cabeça e pescoço são tumores que se desenvolvem em regiões do corpo como boca, língua, faringe, laringe, glândulas salivares, cavidade nasal e da tireoide, e que afetam diretamente as funções de fala, deglutição, respiração, paladar e olfato.

Os sintomas mais comuns são nódulos no pescoço, dificuldade para engolir, mudança na voz, rouquidão que não melhora, manchas avermelhadas ou brancas na boca e aftas.

“A melhor forma de prevenção é evitar o tabaco, o consumo excessivo de álcool e utilizar preservativos nas relações sexuais, pois o papilomavírus humano (HPV) também pode aumentar o risco para o desenvolvimento do câncer de boca”, comenta o chefe do grupo de oncologia clínica de tórax, cabeça e pescoço do Icesp, Prof. Dr. Gilberto Castro.

O chefe do serviço de cirurgia de cabeça e pescoço do Icesp, Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar, também enfatiza outra importante forma de prevenção, a higienização bucal. “A ausência de higiene bucal pode ocasionar a proliferação de bactérias no local, fazendo com que a mucosa da boca sofra as mesmas alterações caso tivesse entrado em contato com o cigarro”, conta Prof. Dr. Kulcsar.

Ele também ressalta a importância de ensinar as crianças como realizar a higiene bucal correta, pois é uma das maneiras mais eficientes de prevenir não só o câncer de boca, mas também outras doenças.

“Precisamos conscientizar e alertar a população cada vez mais sobre os sintomas e maneiras de prevenção. Na presença de qualquer sinal estranho no corpo, é recomendado comparecer no serviço de saúde mais próximo. Quanto mais cedo o tumor for diagnosticado, maiores são as chances de cura. Em tratamentos precoces, a chance de o paciente ficar curado é entre 80 a 90%, independentemente do tipo de câncer de cabeça e pescoço”, finaliza o Prof. Dr. Kulcsar.

SERVIÇO:

Campanha Julho Verde na Fiesp

Data: 21 de julho

Horário: 10h às 15h

Local: Calçada da Fiesp (Av. Paulista, 1313, Bela Vista – São Paulo)

Sobre o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) é o maior hospital oncológico da América Latina com atendimento exclusivamente pela Rede Pública de Saúde. Está localizado na região central da capital e integra o complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Inaugurado em maio de 2008, já atendeu cerca de 135 mil pacientes. Atualmente, 36 mil pacientes ativos permanecem em tratamento ou acompanhamento e, por ano, 8 mil novos pacientes são admitidos.

Sobre a Fiesp

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) é a maior entidade de classe da indústria brasileira. Representa cerca de 130 mil indústrias de diversos setores, de todos os portes e das mais diferentes cadeias produtivas, distribuídas em 131 sindicatos patronais. A atual estrutura da Fiesp reflete o pensamento estratégico e o tratamento homogêneo que a entidade confere às várias cadeias produtivas e aos sindicatos, independentemente do porte das empresas ou do segmento a que pertencem.

Sobre a Atos Medical

Fundada no sul da Suécia pelos irmãos Gert e Jan-Ove Persson em 1986, a Atos Medical tornou-se líder mundial em cuidados com laringectomia desde a introdução da primeira prótese vocal, Provox Vega, em 1990. Atende às necessidades de mais de 100.000 pessoas com laringectomia em mais de 70 países. O portfólio abrangente de cuidados de laringectomia inclui uma linha completa de dispositivos de reabilitação pulmonar e de voz com soluções personalizadas para cada usuário. Desde junho de 2023, passou a fazer parte do grupo Coloplast, aumentando assim sua capacidade de atender as necessidades dos brasileiros com necessidades íntimas de saúde.

Aconteceu no Icesp

240905 - Inauguração TMO (4)
SP entrega novo Centro de Transplantes de Medula Óssea no Instituto do Câncer
DCIM100MEDIADJI_0125
Estão abertas as inscrições para a 8ª edição da Icesp Run
240808 - XV Prêmio Octavio Frias de Oliveira (124)
Icesp promove cerimônia do XV Prêmio Octavio Frias de Oliveira
Abre 240721 - Julho Verde na Fiesp (427)
Campanha Julho Verde do Icesp atrai público na Avenida Paulista para conscientização do câncer de cabeça e pescoço
29 de julho - SEMANAL - imagem para TV
Inscrições abertas: Capacitação técnica em atendimento de suporte avançado de vida à pacientes oncológicos críticos
A279 - Julho Verde 2024 - tumb
Instituto do Câncer promove campanha Julho Verde na Avenida Paulista para a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço
Cotidiano II- 2
Icesp participa do Gastrão, evento de gastroenterologia de grande destaque nacional
Abre 2
Instituto do Câncer é destaque no Congresso Brasileiro de Patologia
thumb site
Inscrições abertas: Mestrado Profissional em Inovação e Avaliação de Tecnologias em Cancerologia

É o tratamento que utiliza iodo radioativo (Iodo-131) para o controle dos carcinomas diferenciados da glândula tireoide.

O objetivo é combater às células cancerígenas que ainda restaram na tireoide após a cirurgia (tireoidectomia) ou metástases, sendo destruídas através da radiação emitida pelo iodo.

Os pacientes recebem orientação para realização de uma dieta pobre em iodo, no período que antecede a internação, através do nutricionista ambulatorial. Evitam o consumo de sal iodado, sal marinho e alimentos salgados, pois são fontes de iodo.

O que você deve fazer:

• Enxágue a boca com água pura antes das refeições ou faça bochechos com chá de camomila antes das refeições.
• Experimente balas azedas e/ou ácidas ou gotas de limão (30 gotas em 1 copo de 200ml) ou gelatina de limão (caso não apresente feridas na boca).
• Use temperos naturais em maior quantidade, como: manjericão, orégano, salsinha, hortelã, alecrim, coentro, por exemplo.
• Substitua os talheres de metal pelos de plástico, caso sinta sabor residual metálico.
• Mantenha boa higiene bucal.

O que você deve evitar:

• Consumir alimentos muito quentes ou muito gelados.

O que você deve fazer:

• Preparar sua refeição na consistência que for mais bem tolerada, que ofereça menor dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda, pastosa ou líquida (conforme avaliação da fonoaudióloga).
• Tomar pequenos goles de água ou suco durante as refeições podem ajudar a engolir.
• Faça as refeições em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.

O que você deve fazer:

• Consuma alimentos macios e pastosos.
• Prefira alimentos gelados ou à temperatura ambiente.
• Se necessário, utilize alimentos líquidos ou liquidificados.

O que você deve evitar:

• Alimentos ácidos, picantes ou muito salgados.
• Alimentos muito quentes.

O que você deve fazer:

• Prepare as refeições com caldos ou molhos. 
• Se não houver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas, picolés ou gelo e mastigue chicletes (de preferência sabor menta), que podem ajudar a produzir mais saliva.
• Consumir líquidos em abundância: chás, sucos diluídos e, principalmente, água.

O que você deve evitar:

• Comer alimentos secos.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância (chás, sucos diluídos e principalmente água).
• Prefira frutas laxativas: ameixa, laranja, mamão, abacate, ameixa seca, manga, banana nanica.
• Consuma as frutas com casca e bagaço, quando possível.
• Consuma preferencialmente hortaliças cruas (legumes e verduras).
• Consuma farelo de cereais (arroz, aveia ou trigo).
• Consuma produtos integrais (arroz, pães e torradas).
• Consuma leguminosas regularmente (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha, soja, por exemplo).
• Consuma leite e derivados: iogurte, leite fermentado, mingau de aveia.

O que você deve evitar:

• Alimentos constipantes, como ricota fresca, queijo branco, sagu, tapioca, maisena, banana prata, banana maçã, pera, goiaba e maçã sem casca e sem sementes, caju.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância: chás, sucos coados e principalmente água.
• Procure ingerir alimentos como batatas, chuchu, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, creme de arroz, arroz, macarrão com molho caseiro coado, farinhas, torradas, biscoito água e sal ou de maisena, carnes grelhadas (frango, peixe ou boi).
• Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar.
• Prefira leite de soja.
• Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pera sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.
• Consuma apenas o caldo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico). 

O que você deve evitar:

• Leite e derivados. 
• Alimentos gordurosos (manteiga, toucinho, banha, creme de leite, por exemplo).
• Frutas cruas em geral.
• Frutas e sementes oleaginosas (abacate, coco, nozes, amêndoas, amendoim, castanhas). 
• Condimentos picantes (páprica, pimenta, mostarda, ketchup, por exemplo).
• Conservas em geral (picles, azeitona, palmito, aspargos, milho e ervilha).
• Embutidos (salsicha, linguiça, presunto, salame, mortadela, por exemplo). 
• Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
• Hortaliças cruas: legumes e verduras folhosas.
• Alimentos que causam flatulência (gases), como couve-flor, brócolis, repolho e ovo.

O que você deve fazer:

• Prefira alimentos gelados ou em temperatura ambiente.
• Faça pequenas refeições em menor intervalo de tempo.
• Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
• Beba sucos ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não estiver com feridas na boca) nos intervalos das refeições.
• Realize suas refeições em lugares bem arejados.

O que você deve evitar:

•Frituras e alimentos gordurosos.
•Doces concentrados, como compotas, goiabada, marmelada.
•Condimentos fortes (pimenta, ketchup, mostarda, molho inglês, por exemplo).
•Deitar-se após as refeições.
•Ficar próximo à cozinha durante o preparo das refeições. 

Banco Santander 033

Agência 0201

Conta Corrente 13-005061-5

Fundação Faculdade de Medicina/ICESP

CNPJ 56.577.059/0006-06

Pular para o conteúdo
Faça a sua doação