Instituto do Câncer lança podcast sobre saúde masculina para campanha Novembro Azul
Lançamento faz parte do calendário de atividades da instituição em prol da campanha que visa alertar para o câncer de próstata e saúde do homem; estreia será realizada em 17 de novembro, Dia Mundial da Conscientização sobre o Câncer de Próstata
No domingo (17), às 14h, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e está ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), lança um podcast especial para a campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata e saúde masculina. A estreia será realizada no Dia Mundial de Conscientização sobre o Câncer de Próstata, no canal do Icesp no YouTube.
A iniciativa tem o intuito de alertar a população não apenas sobre o câncer de próstata, segundo tumor mais comum entre os homens no Brasil, mas também sobre outros cânceres que podem acometer o sistema geniturinário masculino, como o de pênis, testículo, rim e bexiga.
O podcast conta com as participações do médico assistente da equipe de Urologia do Icesp, Dr. Maurício Cordeiro; do chefe do Grupo de Tumores Geniturinários do Icesp, Dr. José Maurício Mota; do psicólogo ambulatorial do Icesp, Luiz Paulo Marques de Souza; do paciente do Icesp Vagner Castilho Barbosa; e do coordenador de Ensino e Eventos do Icesp, Felipe Godoy, como mediador da mesa.
Os médicos discutem sobre saúde masculina, com foco no câncer de próstata, e sobre os outros cânceres que acometem os homens. Eles abordam temas, como: o que são esses tumores, quais os sintomas, fatores de risco, por que os homens não devem temer o exame de toque e a ida ao especialista, a incidência do tumor em homens afrodescendentes, entre outros tópicos. Outro destaque debatido pelos especialistas é a relação do gene de familiares mulheres com câncer de mama e ovário com a maior possibilidade do homem desenvolver o câncer de próstata.
Eles também desmistificam alguns mitos sobre a doença, como: “todo homem possui impotência depois do câncer?”, “segurar a urina aumenta o risco do desenvolvimento do tumor?”, além disso, o paciente Vagner contará um pouco de sua trajetória com o câncer e como foi a descoberta.
O impacto na saúde mental após o câncer de próstata e novas formas e descobertas da sexualidade do paciente são alguns dos temas abordados pelo psicólogo Luiz Paulo Antônio durante o episódio.
Parceria com o Grupo Rubaiyat
Como parte das ações em prol da campanha Novembro Azul, o Icesp se une ao Grupo Rubaiyat em uma parceria especial. Durante o mês, todas as vendas da Tábua de Queijos Novembro Azul, disponíveis no cardápio dos restaurantes que pertencem ao grupo, terão seus lucros integralmente doados ao Instituto.
A tábua é uma combinação de queijos Gorgonzola e Azul de Pardinho, acompanhada de mel silvestre e geleia de pimenta, criada exclusivamente para esta causa.
Câncer de próstata
Atualmente, 14% dos pacientes em atendimento no Icesp possuem diagnóstico de câncer de próstata. “A idade é o principal fator de risco para o surgimento do tumor, sendo importante iniciar o acompanhamento a partir dos 48 anos, ou aos 45 anos, caso exista antecedente familiar de câncer de próstata”, comenta o presidente do Conselho Diretor do Icesp e Professor Titular da Disciplina de Urologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Prof. Dr. William Nahas.
Segundo o Dr. Maurício Cordeiro, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial. O tumor já está avançado quando alguns sinais surgem, como micção frequente, principalmente à noite, fluxo urinário fraco ou interrompido e presença de sangue na urina ou no sêmen. “É extremamente importante que o homem faça o rastreamento, pelo exame de PSA e exame digital. Caso haja alteração, é realizada a biópsia da próstata que confirmará o diagnóstico”, comenta.
“O Novembro Azul é o momento do ano para lembrarmos da saúde do homem como um todo. A promoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física, ter uma alimentação equilibrada, evitar o estresse e o tabagismo são temas fundamentais para esse momento, pois são as melhores maneiras de melhorar a saúde do homem e prevenir o câncer”, finaliza Dr. José Maurício Mota.
SERVIÇO:
Podcast: Novembro Azul
Data de lançamento: 17 de novembro
Horário: 14h
Local: Canal do Icesp no YouTube (https://www.youtube.com/@InstitutodoCancerSp)
Parceria Icesp e Grupo Rubaiyat
Mais informações: https://gruporubaiyat.com/