Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica e Avaliação de Tecnologias em Cancerologia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e realizado no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).
O Mestrado Profissional conta com 10 vagas e tem duração de 24 meses. O objetivo do programa é qualificar profissionais atuantes ou que queiram se preparar para o mercado de trabalho, aliando de forma efetiva a capacitação de recursos humanos para o exercício da prática profissional avançada e transformadora com a temática voltada ao desenvolvimento de pesquisa de natureza aplicada, demandada por setores externos à Universidade.
Para a coordenadora do curso, a Profa. Dra. Maria Aparecida Azevedo Koike Folgueira, enquanto os mestrados acadêmicos são mais voltados para a pesquisa e capacitação para atuação em sala de aula, o Mestrado Profissional oferece um espaço de trocas e produção conjunta de conhecimentos com o setor produtivo, tanto na esfera pública quanto privada, disponibilizando a infraestrutura do Icesp, um complexo assistencial único para a abordagem do câncer na América Latina.
As inscrições são realizadas na secretaria de pós-graduação no Icesp. Para se inscrever o candidato precisa ser da área da saúde, e deve encaminhar para o e-mail mponco@usp.br: projeto de pesquisa; link para o CV Lattes; e o resultado de proficiência em inglês. Além disso, é necessário preencher um formulário, enviar os documentos comprobatórios e pagar a taxa.
Como parte do processo de inscrição, os candidatos deverão redigir um projeto de pesquisa sucinto, em até duas laudas, contendo justificativa, objetivos e métodos que pretendem empregar. Dentre os possíveis temas de pesquisa, encontram-se: Estudo para priorização de tecnologias em saúde por meio de análise de decisão de multicritérios; Avaliação da logística da radioterapia em pacientes com câncer; Tratamento de metástases cervicais do carcinoma de tireoide por ablação térmica percutânea guiada por ultrassonografia; Desenvolvimento de instrumento abrangente para identificação de indivíduos com alto risco para câncer hereditário; Estudos de custo-efetividade e custo-utilidade em pacientes com câncer de próstata; Custo-efetividade da adição do ribociclibe à hormonioterapia para o câncer de mama avançado receptor hormonal-positivo no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; e Avaliação de novas alternativas de rastreamento do câncer do colo do útero. Além disso, outros temas podem ser propostos.
A Comissão Coordenadora do Programa é composta pela docente do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP, Profª Dra Maria Aparecida Azevedo Koike Folgueira (Coordenadora), pela docente do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, Profa. Dra. Patrícia Coelho de Soárez (Vice-Coordenadora) e pelo pesquisador e coordenador do Laboratório de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Icesp, Dr. Alessandro Gonçalves Campolina. As inscrições vão até dia 31 de janeiro de 2024 e, em caso de dúvidas, entre em contato com a secretaria do programa pelo e-mail: mponco@usp.br. Para mais informações, acesse o site: