12 de fevereiro de 2026
O Icesp lança o “Manual de Condutas em Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo”. O e-book pode ser acessado de maneira gratuita no site do Instituto.
Voltado a profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes, consolida-se como uma ferramenta prática de consulta e apoio à tomada de decisão clínica em ambientes assistenciais e de ensino, contribuindo para a formação contínua e para a melhoria dos resultados oncológicos em cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Organizado pelo chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp, Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar; pelo Professor titular da Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FMUSP, Prof. Dr. Luiz Paulo Kowalski; e pelo Professor Livre Docente em Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FMUSP e médico da especialidade no Icesp, Prof. Dr. Leandro Luongo de Matos, o e-book foi elaborado pela equipe multidisciplinar do Instituto, incluindo médicos cirurgiões, residentes e pesquisadores.
“O objetivo do manual é difundir de maneira prática e sintética o tratamento cirúrgico do setor do câncer de Cabeça e Pescoço para todos os serviços especializados, para otorrinolaringologistas, oncologistas e cirurgiões oncológicos. É especialmente significativo, pois o serviço do Icesp tem uma padronização demonstrada e mais de 10 mil cirurgias realizadas ao longo de 15 anos”, relata o Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar.
O livro reúne e sistematiza as principais condutas clínicas e cirúrgicas adotadas pelo Serviço do Instituto. Entre os temas abordados na publicação estão os princípios gerais do tratamento oncológico até protocolos específicos para as principais neoplasias malignas da região, como câncer de tireoide, laringe, orofaringe, cavidade oral, hipofaringe, glândulas salivares, base de crânio, pele e sarcomas.
O conteúdo é baseado nas diretrizes mais atualizadas da 8ª edição do Manual de Estadiamento do Câncer do Comitê Conjunto Americano sobre Câncer (AJCC).
Adaptado à realidade brasileira, contempla avaliação pré-operatória, manejo pós-operatório, critérios de irressecabilidade, indicações de terapias adjuvantes e estratégias de seguimento, com foco na segurança do paciente, na eficiência assistencial e na padronização das condutas.
Um dos diferenciais da publicação é o capítulo dedicado ao funcionamento do serviço dessa especialidade no Icesp, com dados assistenciais e de produção científica referentes ao período de 2009 a 2025.
Vale ressaltar que o Instituto também possui a “Série Icesp”, uma produção editorial médico-assistencial em Oncologia do Instituto que reúne publicações padronizadas para fins didáticos definidos como manuais, protocolos assistenciais, entre outros, e tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento de profissionais em práticas oncológicas.
Para mais informações acesse o link.