A nova Farmácia de Pesquisa do Icesp está em operação. Ocupando uma área de 165 m², ela está localizada no 10º andar, na ala sul. Sua reestruturação permitiu a integração entre os setores, otimizando o processo operacional e aumentando a capacidade de produção e armazenamento.
A reforma visa a modernização da infraestrutura de maneira a acomodar estudos que demandam refrigeração e congelamento de medicamentos de forma precisa e monitorada, além de ambiente pressurizados e cabines seguras para a manipulação de organismos geneticamente modificados (OGM).
“A nova Farmácia da Pesquisa foi reformada para trazer maior segurança ambiental, elétrica e térmica, além de aumentar sua capacidade em absorver novos e diferentes estudos. Desta forma o Icesp pode estar entre os melhores centros de pesquisa clínica”, esclareceu o diretor de Engenharia Clínica e Infraestrutura do Icesp, Heitor Akira Kuramoto.
A renovação alterou o layout buscando tornar o espaço adequado à crescente demanda. A reestruturação das áreas de preparo visa garantir a qualidade e esterilidade do produto manipulado, bem como a segurança e proteção do manipulador e do meio ambiente. As áreas permanecem em conformidade com as legislações vigentes da ANVISA e de Boas Práticas Clínicas em Pesquisa (GCP).
Entre os novos espaços estão as salas limpas, que possuem controle de pressão e sistemas sofisticados de ar-condicionado, garantindo a classificação de ISO 8 para a área de higienização de insumos e medicamentos que serão destinados às salas de preparo.
“A oportunidade de conseguir esta reforma, nos deu condições de planejar e estruturar a área física da farmácia para absorver estudos que necessitam de condições especiais para sua condução, bem como ampliar a nossa capacidade. Com estas atualizações, estamos compatíveis quanto à equipe e estruturalmente aos maiores centros de pesquisa clínica do Brasil”, comenta o gerente do Serviço de Farmácia do Icesp, Alberto Hideyoshi Sabanai.