No dia 21 de julho, o Icesp promoveu em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) ação especial da campanha Julho Verde, mês de conscientização e alerta à população sobre o câncer de cabeça e pescoço.
O evento, que ocorreu na Avenida Paulista, na calçada da Fiesp, contou com a participação de médicos da equipe de câncer de cabeça e pescoço, dentistas e especialistas da equipe multiprofissional, como enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais, que estiveram presentes com materiais explicativos sobre a doença para sanar dúvidas e oferecer orientações.
Durante a ação, a população foi incentivada a responder um questionário, em um totem, sobre hábitos e sintomas que podem ser indicativos da doença e que precisam de atenção. Entre as perguntas estavam questionamentos, como: se a pessoa fuma, se tinha feridas na boca, ou estava rouco por mais de 15 dias e se consome bebida alcoólica todos os dias.
Em caso positivo de pelo menos duas dessas perguntas, ele poderia passar por uma avaliação bucal gratuita. Foram distribuídos kits de higiene bucal, pelos apoiadores do evento, aos que completavam a avaliação.
O chefe do serviço de cirurgia de cabeça e pescoço do Icesp, Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar, explica que a campanha promovida pelo Instituto busca conscientizar um grupo heterogêneo de pessoas que costuma frequentar a Avenida Paulista.
“Nós temos pessoas de todas as classes, formação cultural e religiosa, então o principal objetivo é criar um alerta. Acho que a função dos médicos, dentistas é também alertar sobre esses sinais. O que nós esperamos é conscientização e uma projeção cada vez maior, e até mostrar para as pessoas que o câncer de cabeça e pescoço existe.”, explica Prof. Kulcsar.
Segundo estimativa da Fiesp, cerca de 5 mil pessoas circulam na Avenida Paulista no dia do evento. Sobre o número de pessoas que passaram pela tenda da campanha do Instituto, mais de 500 pessoas foram impactadas com a ação de diagnóstico precoce e prevenção. Além disso, mais de 180 pessoas passaram pela avaliação bucal, e mais de 10% apresentaram sinais de alerta.
Para a chefe da equipe de odontologia do Icesp, Dra. Thaís Brandão, o intuito do evento é especialmente “chamar a atenção da população sobre o câncer de cabeça e pescoço, em especial o câncer de boca. É uma maneira das pessoas terem mais contato com o tema, porque é um tumor de grande incidência, mas que infelizmente é pouco divulgado ainda nas mídias. Existem fatores de risco que são associados e que sabemos que podemos prevenir, seja o tabaco, o álcool ou HPV e a sociedade tendo mais conhecimento disso podemos interferir de maneira mais efetiva nos números, que ainda são alarmantes no nosso país.”
Os visitantes puderam acompanhar também a apresentação do Coral Amigos da Voz, composto por pacientes laringectomizados do Icesp que com ajuda da equipe de Reabilitação reaprenderam a utilizar sua nova voz.
Acompanhados do coral de colaboradores do Icesp, eles cantaram músicas populares diversas, entre elas “Verde”, de Eduardo Gudin/J.C. Costa Netto; “Trem Bala”, de Ana Vilela e “É Preciso Saber Viver”, de Roberto Carlos/Erasmo.
O evento contou com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), Atos Medical e com a presença da equipe da Coordenação da Política Estadual de Controle do Tabaco da SES-SP e do Comitê Local da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil).
Entre as pessoas que fizeram a avaliação bucal estava Kathryn Sampaio que declarou sobre a avaliação: “Achei ótimo, porque no dia a dia a gente acaba não indo ao médico, e não sabendo o que está acontecendo. Passei na avaliação e fui muito bem atendida, fizeram várias perguntas”. Já Marília, que também passou pela avaliação, explica: “Achei muito importante porque a gente tem que ter consciência de não fumar, não beber ou de parar. Então essa iniciativa é muito boa.”