O evento será realizado pela primeira vez no Centro de Convenções Rebouças (CCR) com a participação de 37 pacientes entre homens e mulheres em tratamento no Icesp e crianças e adolescentes do ITACI (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil)
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e que está ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo realiza nesta terça-feira, 29, às 11h, no Centro de Convenções Rebouças (CCR) o 12º Desfile de Pacientes do Icesp com o tema “Passarelas da vida”.
O evento é promovido anualmente desde 2012 e busca alertar a população para a conscientização de diversos tipos de cânceres, além de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Propõe ainda valorizar a trajetória de vida dos pacientes do Instituto e suas memórias.
O tema deste ano é “Passarelas da vida” e contará com a participação de 37 pacientes, entre homens e mulheres do Icesp e crianças e adolescentes do ITACI (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil). Esta edição é a primeira realizada no Centro de Convenções Rebouças (CCR). Anteriormente o evento era produzido no hall de entrada do andar térreo do Instituto, mas, em razão do crescimento da cerimônia, foi alterado para este novo local.
“O desfile tem o propósito de chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção do câncer. Mas também trata sobre conectar o câncer à esperança, à vida e à beleza. Muitas vezes se associa um hospital oncológico com tristeza, mas esses pacientes têm vida e no desfile percebe-se a alegria. Eles anseiam participar e mostram também a importância da adesão ao tratamento”, comenta a coordenadora do centro integrado de humanização do Icesp, Maria Helena Sponton.
O desfile é realizado com o apoio da Faculdade Santa Marcelina, com a confecção de peças exclusivas feitas pelos alunos do curso de moda. Previamente ao evento, os estudantes visitam o hospital para conhecer melhor os pacientes, seus estilos e preferências criando vestimentas sob medida, levando em consideração suas histórias e individualidade. Na ocasião do desfile, os pacientes recebem maquiagem especial e uma produção completa com acessórios.
O evento também faz parte da programação de ações realizadas na Instituição em prol da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, meses dedicados à conscientização sobre o câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente, e entre seus “modelos” conta com pacientes que foram diagnosticados com as doenças.
“O desfile, que inclui mulheres que tiveram câncer de mama, é uma ação extremamente importante, porque a mama é um órgão que tem muita representatividade para a mulher. Os tratamentos têm repercussão e interferem com a qualidade de vida e com a saúde mental da mulher. Eu vejo o desfile como um simbolismo muito grande que mostra que apesar de todas as agruras que advêm com a doença, a paciente tem a sua identidade e seu simbolismo preservados como mulher”, explica o Professor Titular da Disciplina de Ginecologia da FMUSP, Prof. Dr. Edmund Baracat.
Entre as novidades desta edição estão a passarela de 20 metros de comprimento, e uma tela de LED que exibirá um vídeo com a retrospectiva das 11 edições anteriores e alguns depoimentos. As roupas foram confeccionadas em patchwork e terão fotos da vida dos pacientes e suas memórias.
“Esse evento, que já é tradicional no Icesp, procura reintegrar o paciente na sociedade, permitindo que ele tenha uma interface maior com o público. O tratamento oncológico desgasta o indivíduo, mas tem a finalidade de beneficiá-lo no futuro. É uma fase em que a pessoa está mais fragilizada, mais isolada e a possibilidade de ter um período de descontração e integração, mostra que o que está passando é algo passageiro, em busca de um cenário melhor. O Desfile é tremendamente útil porque reforça que a beleza externa pode estar temporariamente abalada de alguma forma, mas essa limitação é passageira e essa fase da vida do paciente pode ser enriquecida com ações que elevam a autoestima como este evento”, finaliza o Prof. Dr. William Nahas, Professor Titular da Disciplina de Urologia do Departamento de Cirurgia da FMUSP e Presidente do Conselho Diretor do Icesp.
SERVIÇO:
Desfile “Passarelas da vida”
Data: 29 de outubro
Horário: 11h
Local: Centro de Convenções Rebouças/ Salão Lilás
Endereço: Av. Rebouças, 600 – Pinheiros