22 de abril de 2026
A chefe do laboratório de Inovação em Câncer do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) do Icesp, Profa. Dra. Luisa Lina Villa e a pesquisadora do CTO, Dra. Lara Termini, participaram do Congresso da European Research Organization on Genital Infection and Neoplasia (EUROGIN) (Organização Europeia de Pesquisa sobre Infecção Genital e Neoplasia, em português).
Este é o principal evento internacional multidisciplinar sobre infecções por Papilomavírus Humano (HPV) e cânceres associados, com foco em prevenção, diagnóstico e implementação de estratégias eficazes para saúde pública.
O tema central desta edição foi “Da infecção por HPV à cura: integrando ciência, assistência clínica e inteligência artificial no controle do câncer relacionado ao HPV”, em tradução livre.
Pesquisa sobre câncer cervical em mulheres HIV positivas na América Latina e no Caribe
Durante o encontro, a Profa. Dra. Luisa Lina Villa apresentou os resultados de seu estudo sobre a utilização do teste de metilação como triagem de amostras genitais positivas para HPV em mulheres vivendo com HIV no Brasil e no México.
Esse e outros resultados do estudo “Research on Cervical Cancer among HIV-positive Women in Latin America and the Caribbean” (ROCCHHA) foi desenvolvido por pesquisadores brasileiros da Universidade de São Paulo (USP), em colaboração com instituições americanas, mexicanas e porto-riquenhas.
O destaque do trabalho é a busca por avanço nas melhores formas de rastrear mulheres vivendo com HIV em países da região, além da prevenção de infecções orais causadas por HPV em homens vivendo com HIV por meio da imunização contra o vírus.
“Sem dúvida, é sempre muito positiva a interação com colegas de outros grupos de pesquisa em diferentes locais do mundo. A troca de experiências e informações pode ampliar a visão e as alternativas, além de permitir que se estabeleçam colaborações científicas com diferentes instituições públicas e privadas. A responsabilidade em representar nossa Instituição é grande, mas também permite divulgar nossos avanços científicos e inserir o Icesp entre os melhores centros de pesquisa do mundo”, comenta a Profa. Dra. Luisa Lina Villa.
Estudo sobre autocoleta de material para detecção do HPV
A pesquisadora Dra. Lara Termini também realizou uma apresentação na qual expôs o estudo intitulado “Comparative Agreement of Urine, Self-Collected, and Clinician-Collected Samples for HPV Detection, Multiple Infections, and Viral Load Using Different Commercial Tests”, (“Concordância comparativa de amostras de urina coletadas pela própria paciente e amostras coletadas por profissionais de saúde para detecção de HPV, infecções múltiplas e carga viral usando diferentes testes comerciais, em tradução livre), em que avaliou a concordância entre diferentes métodos de coleta para detecção do HPV.
Foi apresentada uma análise abrangente, incluindo diferentes testes comerciais, avaliação de infecções múltiplas e análise de carga viral, demonstrando alta concordância entre a coleta realizada por profissional de saúde e a autocoleta vaginal e de urina, com taxas de detecção semelhantes entre os métodos. Esses achados reforçam o potencial desse processo como estratégia eficaz, bem aceita e menos invasiva.
A incorporação da autocoleta futuramente se mostra promissora, em especial no contexto brasileiro, para ampliar o acesso da população que usualmente é menos alcançada pelos programas de rastreamento.
“A participação em eventos internacionais como o Eurogin é fundamental para acompanhar os avanços científicos e fortalecer colaborações globais. Representar o Icesp nesse contexto reforça o papel da Instituição na produção de conhecimento de impacto e na contribuição para estratégias inovadoras em saúde pública no Brasil”, conclui a Dra. Lara Termini.