22 de janeiro de 2026
Um trabalho científico, desenvolvido pelo Centro de Educação e Treinamento em Oncologia (CETO) do Icesp, foi reconhecido com a segunda Menção Honrosa durante o IV Congresso da Confederação Latino-Americana Multidisciplinar de Feridas, Estomas e Incontinência (COMLHEI), realizado em Buenos Aires, Argentina.
Participaram da elaboração da pesquisa e da apresentação as profissionais do CETO: a enfermeira Tatiane Rodrigues Cardoso de Souza e a gerente de enfermagem Natasha De Lutiis, em parceria com a coordenadora Adriane Aparecida da Costa Faresin.
“Receber essa menção honrosa e representar o Icesp neste congresso simboliza um enorme avanço na minha trajetória profissional e proporcionou a oportunidade de desenvolver com excelência um projeto que traz grandes avanços aos nossos pacientes, visando um atendimento holístico humanizado”, afirma Tatiane Rodrigues Cardoso de Souza, que hoje trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Essa menção honrosa reconhece o talento, a dedicação e o compromisso da nossa equipe com a excelência. É a prova de que investir em conhecimento e desenvolvimento transforma práticas e eleva a qualidade do cuidado ao paciente”, explica Natasha De Lutiis.
O estudo apresentou a experiência da aplicação da técnica de Moulage, que envolve o uso de maquiagem com efeitos especiais, como estratégia educativa para a capacitação de profissionais de enfermagem recém-admitidos, e que foi apresentado de forma oral por Tatiane.
Na apresentação foram compartilhados os resultados obtidos com a implementação da metodologia, que utiliza simulações realísticas de lesões de pele e aprendizagem baseada em problemas (PBL).
A capacitação impactou mais de 100 colaboradores do Instituto e contribuiu para o aprimoramento da avaliação e manejo de lesões, com foco na segurança do paciente e no desenvolvimento do raciocínio clínico.
“A menção honrosa recebida representa o reconhecimento da excelência técnica e assistencial desenvolvida no Icesp, reafirmando o compromisso institucional com a inovação, a educação permanente e a qualificação contínua de seus profissionais. Essa iniciativa indica a relevância das práticas baseadas em evidências e seu impacto direto na segurança, na qualidade da assistência e no cuidado integral ao paciente. Este reconhecimento foi concedido a um trabalho que se destacou por seu mérito e primor, sendo considerado digno de menção especial pelo júri”, explica a Diretora Geral da Assistência do Icesp, Maria Rita da Silva.