A equipe da Farmácia Ambulatorial, juntamente com o Comitê de Sustentabilidade do Icesp, desenvolveu uma ação que reduziu o consumo de sacolas na dispensação de medicamentos aos pacientes, para itens únicos, ou para àqueles em que há possibilidade de amarração com elástico. A utilização das sacolas permanece para os demais volumes.
A eliminação do uso de sacolas para a dispensação de medicamentos em caixas únicas iniciou-se em janeiro de 2024. Comparado a 2023, houve uma redução anual de 13,4% no consumo de sacolas. Além dos benefícios em termos de sustentabilidade, houve também uma economia de recursos financeiros.
Em dezembro de 2025, iniciou-se a utilização de sacos de papel para a dispensação de ampolas e também está em análise a substituição dos sacos plásticos utilizados na dispensação dos medicamentos de alta vigilância.
“Quando se fala em sustentabilidade, a redução do uso de plástico é uma tendência e meta mundial, visto a dificuldade de decomposição e potencial de contaminação ao meio ambiente deste tipo de material. Ações como esta reforçam a importância de estarmos sempre atentos aos nossos processos para, quando possível, realizarmos adequações em prol do compromisso em nos tornarmos cada vez mais uma Instituição sustentável”, comenta a coordenadora da Farmácia Ambulatorial, Cintia de Oliveira Sousa.