No Icesp, a humanização é um princípio orientador do atendimento e da gestão em saúde e, associado à qualidade, competência, ética, dinamismo, criatividade, confiabilidade e segurança, compõe o conjunto de valores da instituição, que define a contribuição e a participação das pessoas no desenvolvimento da missão do instituto. 

Humanização significa a adoção de uma ética do cuidado – uma atitude de consideração pela pessoa do paciente - que, articulada às capacidades técnico-científicas dos profissionais da saúde, amplia a qualidade do atendimento e gera resultados positivos para o tratamento.

A prática da Humanização associa a qualidade técnica do cuidado ao reconhecimento dos direitos do paciente e à consideração de suas crenças, estilo de vida e referências culturais, além de uma maneira de agir baseada em escuta atenta, diálogo, participação, integração e corresponsabilidade.

Referência nesse quesito, a assistência humanizada é uma das premissas do Icesp. 

Política

Dada à complexidade do câncer e do seu tratamento, é de extrema importância garantir atenção integral e humanizada na assistência ao paciente e aos seus familiares, assegurando o serviço multi e interdisciplinar, o respeito aos direitos específicos previstos em legislação e aos aspectos subjetivos, sociais, culturais e espirituais no enfrentamento da doença.

Diante deste cenário, a política de Humanização do Icesp tem como objetivos: 

  • Potencializar a qualidade da ação do Instituto no atendimento especializado ao paciente, seus familiares e na produção de conhecimento técnico e científico em oncologia na área de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação;
  • Garantir a transversalidade do tema, assegurando a atuação integrada entre a assistência e a gestão do serviço;
  • Estimular a produção do atendimento, da assistência à saúde e dos processos de trabalho baseados em uma ética de abertura, cuidado e respeito ao outro, que se concretiza nas relações entre os profissionais e deles com os usuários, considerando e valorizando suas necessidades;
  • Criar espaços de discussão e de troca de experiências do cotidiano local, visando a proposição de intervenções de forma participativa e colaborativa.

Na assistência humanizada, o trabalho em equipe interprofissional é uma estratégia de promoção da qualidade do serviço em saúde por meio do atendimento integral ao paciente e da articulação de conhecimentos e habilidades dos diversos profissionais envolvidos no cuidado do paciente e de seus familiares.

 

INSTITUTO DO CÂNCER DO ESTADO DE SÃO PAULO

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