No último dia 6 de maio, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade que integra o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e está ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, comemorou 15 anos de existência como um dos maiores centros de oncologia da América Latina, com foco em assistência, ensino e pesquisa. Em celebração a esta data tão especial, foi planejada uma programação durante o mês de maio, com atividades que exemplificam a grandiosidade da instituição.
As comemorações iniciaram no próprio dia 6 com o 61º Dia da Família, edição especial do evento que reúne colaboradores, prestadores de serviços e seus familiares para conhecer e participar de atividades lúdicas durante um dia no Instituto. A celebração contou com a presença de 117 participantes, 21 famílias e, ao final, todos cantaram um memorável parabéns para a instituição em frente ao painel Romero Britto, localizado no térreo.
Desde a sua inauguração em 2008, o Icesp atendeu mais de 130 mil pacientes. Consolidado em sua assistência de qualidade e segurança, foi acreditado pela Joint Comission International (JCI), pela Comission on Accreditation of Rehabilitation Facilities (CARF) e pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC).
Ao longo de sua trajetória, o Instituto realizou mais de 45 milhões de atendimentos, entre eles: mais de 2,5 milhões de consultas médicas, em 34 especialidades; 1,5 milhões de consultas multiprofissionais; 700 mil sessões de quimioterapia; 600 mil sessões de radioterapia; foram realizados mais de 340 mil atendimentos de urgência e emergência; e mais de 100 mil cirurgias, considerando procedimentos altamente complexos, eletivos, de urgência, ambulatoriais e robóticos. Neste período, o Icesp ultrapassou a marca de 32 milhões de exames de análises clínicas e 2,4 milhões de exames de imagem.
Durante o mês de maio, em comemoração aos 15 anos do grandioso Icesp, serão realizadas diversas atividades para celebrar toda a trajetória dedicada a um atendimento humanizado e de excelência.