Foi realizada no Icesp a 5ª edição do Simpósio de Humanização e a 3ª edição do Simpósio de Experiência do Paciente, no início de agosto. O evento promoveu o intercâmbio de informações sobre práticas de humanização no cuidado em saúde, com destaque para a importância da experiência do paciente.
Reuniu profissionais de diversas áreas, entre eles médicos, psicólogos, gestores e acadêmicos para tratar de temas como o cuidado centrado na pessoa, engajamento do paciente e comprometimento do colaborador na assistência de qualidade.
A abertura do simpósio contou com a apresentação da gerente do Centro Integrado de Humanização do Icesp, Maria Helena da Cruz Sponton. Incluiu ainda as falas da diretora de Corpo Clínico do Icesp, Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz, e da diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes.
“A Humanização é um processo ativo, mas é um trabalho do dia a dia que precisa ser construído em todas as esferas do hospital. Para isso, todos precisam enxergá-la, desde quem está lidando diretamente com o paciente até as áreas de suporte, vendo-os antes de tudo como pessoas. Sem essa visão não conseguimos construir rotinas, estruturas e atividades que tragam a perspectiva de saúde humanizada”, argumenta a Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez.
“Ao implantarmos o Icesp, em 2008, definimos entre as premissas institucionais o cuidado humanizado, a assistência qualificada, o ambiente seguro e o paciente como partícipe em todos os canais de contato com a Instituição. O Programa Experiência do Paciente surgiu do objetivo de unirmos ações desses quatro pilares já fortalecidos na cultura organizacional. O intuito deste evento é compartilhar muito conteúdo e experiências, e aprender com todos os palestrantes”, finaliza Joyce Chacon Fernandes.
Programação do encontro
O primeiro dia incluiu as palestras: “A jornada humana nas Instituições: desafios e conquistas no cotidiano da saúde”; “Planetree: transformando o cuidado centrado na pessoa a partir das conexões humanas”; e “Literacia em saúde oncológica: contribuições para o engajamento do paciente”. Como fechamento do dia foi realizada uma mesa-redonda sobre “Navegação de Pacientes Oncológicos”, em que foi apresentado um caso clínico.
Ainda no primeiro dia do simpósio foi promovida a “Aula Dialogada – comunicação com foco no paciente oncológico e família”, apresentada pela médica assistente da equipe de Cuidados Paliativos do Icesp, Dra. Mayra Furtig. A aula apresentou as formas de abordagem que contribuem para experiência do paciente, buscando aprimorar as habilidades de comunicação para um atendimento mais humanizado, especialmente em situações difíceis.
No segundo dia, pela manhã, foi realizada a palestra “O comprometimento do colaborador e seu impacto na experiência do paciente”, seguida pela apresentação do case “Ensinando a Cuidar”.
Foram ministradas também as exposições a respeito dos “Desafios e conquistas no cuidado ao paciente pediátrico” e “A experiência do Hospital Sabará no projeto Child Life”.
À tarde foi apresentado o case “A importância dos animais no ambiente hospitalar: pôneis e cães terapeutas”; e a palestra “Segurança psicológica nos times de cuidado ao paciente”. Ao final do dia foi realizada uma mesa-redonda sobre a experiência humana no cuidado à saúde nas cinco regiões do Brasil.
“O simpósio abordou dois temas importantes para o cuidado centrado no paciente. Sabemos que as novas tecnologias inovadoras e pesquisa são processos importantíssimos, porém não podemos esquecer que atrás de todo prontuário existe uma pessoa. A humanização e a personalização do cuidado, aliada à experiência do paciente, são fundamentais refletindo uma cultura organizacional comprometida em acolher cada paciente de forma ética, respeitosa, personalizada e integral. Frente a isso, o Simpósio pôde trazer profissionais de alto nível que possibilitaram a todos uma reflexão e um aprendizado que pode gerar mudanças positivas no trabalho de cada Instituição de quem esteve presente”, finaliza Maria Helena da Cruz Sponton.












