Foi realizado, entre os dias 25 e 27 de junho, o congresso Gastrão 2025. A conferência tem o intuito de promover a atualização científica, ensino e intercâmbio de experiências nos âmbitos clínico, cirúrgico e científico sobre as doenças do aparelho digestivo.
Foi promovido neste encontro, a 52ª edição do curso de atualização de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia e Transplantes, o mais renomado no Brasil e na América Latina nas especialidades.
O simpósio reuniu especialistas que debateram sobre descobertas científicas, atualizações e avanços técnicos, e incluiu cerca de 2 mil inscritos, 26 convidados internacionais e 250 convidados nacionais.
Participaram do evento, representando o Instituto, o diretor técnico da Divisão de Oncologia do Icesp, Prof. Dr. Paulo Hoff; o coordenador médico da Oncologia Cirúrgica do Icesp, Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Junior; a diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes; médicos e profissionais da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Icesp; além de membros das equipes de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Oncologia Clínica, Radioterapia, Nutrologia, Endoscopia Digestiva e Física Médica.
“Estar presente em congressos como o Gastrão é fundamental, pois possibilita a troca de experiências, conhecimentos e inovações entre especialistas de diversas áreas. Isso contribui para a atualização dos nossos profissionais, com efeito positivo na oferta do melhor cuidado ao nosso paciente. Além disso, fomenta continuamente avanços significativos nas áreas da assistência e pesquisa”, afirma o Prof. Dr. Paulo Hoff.
“Cerca de 22% de todos os tumores humanos são originados no aparelho digestivo e o tratamento destes pacientes é multidisciplinar. O Icesp contribui no Gastrão nas discussões multidisciplinares dos casos oncológicos, apresentação de temas relacionados à Oncologia Gastrointestinal, orientando as diretrizes do tratamento e também participa na apresentação dos trabalhos científicos, geralmente apresentados pelos residentes e preceptores”, explica o Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Junior.
Os médicos assistentes do Icesp participaram em moderação de mesas e simpósios, ministrando palestras, avaliando os trabalhos científicos recebidos e discutindo casos clínicos.
A equipe EMTN do Icesp participou no caso clínico: gestão multiprofissional em paciente cirúrgico com desnutrição e sarcopenia no pré-operatório de cirurgia. Estiveram presentes nessa apresentação a chefe do serviço de Nutrologia, Dra. Sabrina Segatto Valadares Goastico; o médico da Secretaria Cirúrgica do Instituto, Dr. Marcus Fernando Kodama Pertille Ramos; a médica assistente de Nutrologia, Dra. Bianca Mayumi Watanabe; o médico assistente da Fisiatria, Dr. Rodrigo Guimarães de Andrade; a coordenadora de Nutrição e Administrativa da EMTN, Gislaine Ozório; e a coordenadora da Farmácia, Rejane de Sousa Siqueira.
“A participação da EMTN do Icesp no Gastrão 2025 evidenciou como a atuação multiprofissional estruturada contribui para a condução de casos complexos. A apresentação destacou a importância da abordagem integrada na tomada de decisões clínicas mais seguras, no aumento da adesão à terapia nutricional e na redução de complicações, reforçando o papel central da nutrição no cuidado oncológico”, esclarece Gislaine Ozório.