Instituto do Câncer realiza cerimônia em celebração dos 16 anos

No dia 6 de maio, o Icesp realizou a cerimônia de celebração dos 16 anos do Instituto. Na ocasião, os presentes puderam acompanhar os marcos na trajetória da Instituição, como as realizações, acreditações, prêmios e selos conquistados. Além disso, colaboradores de 10 e 15 anos foram homenageados em mais uma edição do programa “Você faz parte dessa história”. 

Inaugurado em 6 de maio de 2008, o hospital, que é referência em humanização, atendeu, desde então, 135 mil pacientes. Destes, mais de 36 mil permanecem em tratamento ou acompanhamento na Instituição. Diariamente, circulam no prédio cerca de 10 mil pessoas, entre pacientes, colaboradores e prestadores de serviços.

Ao longo de sua trajetória, o Instituto realizou mais de 3 milhões de consultas médicas, em 34 especialidades; 2 milhões de consultas multiprofissionais, 711 mil sessões de quimioterapia e 730 mil de radioterapia. Neste período, ultrapassou a marca de 34 milhões de exames de análises clínicas e 2,6 milhões de exames de imagem. Além disso, foram realizados mais de 340 mil atendimentos de urgência e emergência, e mais de 109 mil cirurgias, considerando procedimentos cirúrgicos convencionais, robóticos e ambulatoriais.

Cerimônia especial 

A abertura do evento contou com um vídeo especial do Prof. Dr. William Nahas, Presidente do Conselho Diretor do Icesp, dedicado aos colaboradores, e com a apresentação da Diretora Executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes, sobre a trajetória do Instituto.

“Este ano temos que comemorar ainda mais e agradecer aos nossos colaboradores, pois neste momento vivemos grandes alegrias: estamos celebrando nossos 16 anos e nossas acreditações internacionais. O Icesp, desde o seu início, desempenha uma assistência de excelência centrada no cuidado integral dos pacientes e na humanização. Muito obrigado por todo empenho e participação de todos em nossa trajetória”, destacou Prof. Dr. William.

“Agradecemos o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, da Faculdade de Medicina da USP, do Hospital da Clínicas da FMUSP e da Fundação Faculdade de Medicina ao longo destes anos. Também agradecemos aos colaboradores desta Instituição por todo o empenho no crescimento do Instituto. Temos muito para comemorar, pois construímos uma trajetória impressionante. Quero parabenizar a todos pelas conquistas que apresentamos aqui, é um orgulho caminhar com vocês nesta jornada, vida longa ao Icesp!”, agradeceu Joyce Chacon Fernandes.

Em seguida, a cerimônia foi conduzida pelas manifestações das ilustres autoridades: a Secretária Executiva de Estado da Saúde, Dra. Priscilla Perdicaris, representando o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Eleuses Paiva; o Chefe de Gabinete da Faculdade de Medicina da USP, Prof. Dr. Roger Chammas, representando a Diretora da FMUSP, Profa. Dra. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá; o Superintendente do HCFMUSP, Dr. Antônio José Rodrigues Pereira; o Vice Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. José Antonio Sanches Junior, representando o Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama; o Diretor Administrativo da FFM, Dr. Felipe Neme, representando o Diretor-Presidente da FFM, Dr. Arnaldo Hossepian Junior; e o Diretor Técnico da Divisão de Oncologia do Icesp, Prof. Dr. Paulo Hoff.

O Prof. Dr. Paulo Hoff relembrou o início do Instituto e destacou que desde o começo o objetivo era ser referência em assistência, ensino e pesquisa. “Nosso profundo agradecimento a todos. O Icesp é grande pelo coração, empenho, eficiência e qualidade no atendimento prestado aos nossos pacientes por nossos colaboradores”, destacou.

O Dr. Felipe Neme, em nome da Fundação Faculdade de Medicina, reforçou o orgulho da Instituição em fazer parte da história do Instituto. “O Icesp é sinônimo de qualidade não só na assistência, mas também no ensino, na pesquisa e na gestão. Os dados apresentados só reforçam isso. É um privilégio poder participar desta trajetória”, disse. 

O Prof. Dr. José Antonio Sanches Junior, parabenizou o Instituto pelos protocolos aplicados na Instituição. “Parabéns a todos os colaboradores, uma excelente comemoração”, disse. 

Para o Dr. Antônio José Rodrigues Pereira todo o sucesso é resultado do empenho dos colaboradores e apoio da Secretaria de Estado da Saúde. “As instituições como um todo possuem um único objetivo: a jornada do paciente. Tenho muito orgulho de dizer que tudo o que fazemos é dedicado a eles. Estamos na lista dos melhores hospitais da América Latina. Viva ao Icesp e viva ao Hospital das Clínicas”, destacou. 

Em seguida o Prof. Dr. Roger Chammas comentou que o objetivo do Instituto, além de reforçar os pilares mencionados anteriormente, era também realizar assistência com humanização. “Prestar um atendimento humanizado é o que nos garante os maiores índices de satisfação indicados por nossos pacientes durante o tratamento. Nós promovemos a qualidade de vida com um sorriso no rosto. Nosso sucesso é resultado de todo comprometimento de nossos colaboradores. Vida longa a nossa Instituição”, disse.

Por fim, a Dra. Priscilla Perdicaris agradeceu a participação na cerimônia de aniversário. “Me coloco como uma parceira em nome da Secretária da Saúde, para que juntos a gente consiga seguir tratando os pacientes e fornecendo esta qualidade de vida que já é feita pelo Icesp e seus colaboradores. Eles colocam sua alma, coração e energia para melhorar o dia a dia de outras pessoas. Parabéns aos 16 anos”, finalizou.

O evento também contou com a presença especial da Profa. Dra. Linamara Battistella, Professora Titular da Faculdade de Medicina e Presidente do Conselho Diretor do IMREA; do Prof. Dr. Ivan Cecconello, Presidente do Conselho Diretor do Icesp nos anos de 2019 e 2020; e do Vice-Presidente do Conselho Diretor do Icesp; Prof. Dr. Carlos Alberto Buchpiguel. Os convidados também puderam prestigiar a Orquestra Vida em Pauta, que apresentou algumas peças clássicas.

Homenagem aos colaboradores

Após as falas solenes em celebração ao aniversário, os colaboradores foram homenageados em mais uma edição do programa “Você faz parte dessa história”, iniciativa que reconhece os colaboradores de 10 e 15 anos por sua trajetória na Instituição. Eles receberam certificados que simbolizam o reconhecimento e agradecimento por dedicarem suas carreiras ao Icesp e fazerem parte da jornada de sucesso do Instituto.

Aconteceu no Icesp

A494 - Mestrado Profissional - post-v4
Inscrições abertas: Mestrado Profissional em Inovação e Avaliação de Tecnologias em Cancerologia
2- Quali Juntos - Prêmio Farmácia (6)
Programa da Farmácia do Icesp recebe premiação no Quali Juntos
1 - 8ª Icesp Run (326)
Instituto do Câncer realiza 8ª edição da Icesp Run com o maior número de inscritos na prova
Image_20241127_103851_921
Instituto do Câncer de São Paulo lança revista especial da Turma da Mônica Jovem para a conscientização sobre o HPV
podcast novembro azul - tumb site V2
Instituto do Câncer lança podcast sobre saúde masculina para campanha Novembro Azul
Outubro Rosa
Campanha Outubro Rosa: conheça mais sobre a iniciativa e como se cuidar contra o câncer de mama
A514 - Novo canal de atendimento (Whatsapp) - POST capa
Icesp conta com novo canal de atendimento pelo WhatsApp para os serviços de agendamento, internação e telemedicina
A297 - Desfile ICESP - post
Instituto do Câncer promove Desfile de Pacientes para enaltecer a autoestima e conscientizar sobre o câncer
Icesp recebe homenagem em evento da Academia de Ciências do Estado de São Paulo Crédito da foto - ACIESP Imagens e Mário Salvado
Icesp recebe homenagem em evento da Academia de Ciências do Estado de São Paulo

É o tratamento que utiliza iodo radioativo (Iodo-131) para o controle dos carcinomas diferenciados da glândula tireoide.

O objetivo é combater às células cancerígenas que ainda restaram na tireoide após a cirurgia (tireoidectomia) ou metástases, sendo destruídas através da radiação emitida pelo iodo.

Os pacientes recebem orientação para realização de uma dieta pobre em iodo, no período que antecede a internação, através do nutricionista ambulatorial. Evitam o consumo de sal iodado, sal marinho e alimentos salgados, pois são fontes de iodo.

O que você deve fazer:

• Enxágue a boca com água pura antes das refeições ou faça bochechos com chá de camomila antes das refeições.
• Experimente balas azedas e/ou ácidas ou gotas de limão (30 gotas em 1 copo de 200ml) ou gelatina de limão (caso não apresente feridas na boca).
• Use temperos naturais em maior quantidade, como: manjericão, orégano, salsinha, hortelã, alecrim, coentro, por exemplo.
• Substitua os talheres de metal pelos de plástico, caso sinta sabor residual metálico.
• Mantenha boa higiene bucal.

O que você deve evitar:

• Consumir alimentos muito quentes ou muito gelados.

O que você deve fazer:

• Preparar sua refeição na consistência que for mais bem tolerada, que ofereça menor dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda, pastosa ou líquida (conforme avaliação da fonoaudióloga).
• Tomar pequenos goles de água ou suco durante as refeições podem ajudar a engolir.
• Faça as refeições em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.

O que você deve fazer:

• Consuma alimentos macios e pastosos.
• Prefira alimentos gelados ou à temperatura ambiente.
• Se necessário, utilize alimentos líquidos ou liquidificados.

O que você deve evitar:

• Alimentos ácidos, picantes ou muito salgados.
• Alimentos muito quentes.

O que você deve fazer:

• Prepare as refeições com caldos ou molhos. 
• Se não houver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas, picolés ou gelo e mastigue chicletes (de preferência sabor menta), que podem ajudar a produzir mais saliva.
• Consumir líquidos em abundância: chás, sucos diluídos e, principalmente, água.

O que você deve evitar:

• Comer alimentos secos.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância (chás, sucos diluídos e principalmente água).
• Prefira frutas laxativas: ameixa, laranja, mamão, abacate, ameixa seca, manga, banana nanica.
• Consuma as frutas com casca e bagaço, quando possível.
• Consuma preferencialmente hortaliças cruas (legumes e verduras).
• Consuma farelo de cereais (arroz, aveia ou trigo).
• Consuma produtos integrais (arroz, pães e torradas).
• Consuma leguminosas regularmente (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha, soja, por exemplo).
• Consuma leite e derivados: iogurte, leite fermentado, mingau de aveia.

O que você deve evitar:

• Alimentos constipantes, como ricota fresca, queijo branco, sagu, tapioca, maisena, banana prata, banana maçã, pera, goiaba e maçã sem casca e sem sementes, caju.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância: chás, sucos coados e principalmente água.
• Procure ingerir alimentos como batatas, chuchu, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, creme de arroz, arroz, macarrão com molho caseiro coado, farinhas, torradas, biscoito água e sal ou de maisena, carnes grelhadas (frango, peixe ou boi).
• Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar.
• Prefira leite de soja.
• Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pera sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.
• Consuma apenas o caldo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico). 

O que você deve evitar:

• Leite e derivados. 
• Alimentos gordurosos (manteiga, toucinho, banha, creme de leite, por exemplo).
• Frutas cruas em geral.
• Frutas e sementes oleaginosas (abacate, coco, nozes, amêndoas, amendoim, castanhas). 
• Condimentos picantes (páprica, pimenta, mostarda, ketchup, por exemplo).
• Conservas em geral (picles, azeitona, palmito, aspargos, milho e ervilha).
• Embutidos (salsicha, linguiça, presunto, salame, mortadela, por exemplo). 
• Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
• Hortaliças cruas: legumes e verduras folhosas.
• Alimentos que causam flatulência (gases), como couve-flor, brócolis, repolho e ovo.

O que você deve fazer:

• Prefira alimentos gelados ou em temperatura ambiente.
• Faça pequenas refeições em menor intervalo de tempo.
• Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
• Beba sucos ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não estiver com feridas na boca) nos intervalos das refeições.
• Realize suas refeições em lugares bem arejados.

O que você deve evitar:

•Frituras e alimentos gordurosos.
•Doces concentrados, como compotas, goiabada, marmelada.
•Condimentos fortes (pimenta, ketchup, mostarda, molho inglês, por exemplo).
•Deitar-se após as refeições.
•Ficar próximo à cozinha durante o preparo das refeições. 

Banco Santander 033

Agência 0201

Conta Corrente 13-005061-5

Fundação Faculdade de Medicina/ICESP

CNPJ 56.577.059/0006-06

Pular para o conteúdo
Faça a sua doação