Instituto do Câncer realiza cerimônia de colação de grau dos residentes médicos

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, excelência em Ensino com o Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica classificado entre os melhores do mundo na prova da ASCO, realizou na noite da última quinta-feira, 9 de fevereiro, a cerimônia de colação de grau dos formandos da turma de residência em Oncologia Clínica e Física Médica, ao todo formaram-se 16 residentes.

A solenidade contou com a presença de residentes, médicos, assistentes e autoridades como o Prof. Dr. Roger Chammas,  Coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp e Chefe de Gabinete da FMUSP representando a Diretora da FMUSP, Profa. Dra. Eloisa Bonfá; o Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama, Vice-diretor Clínico em exercício da Diretoria Clínica do HCFMUSP; Eng. Antônio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP; Dr. Arnaldo Hossepian, Diretor-presidente da FFM; Prof. Dr. William Nahas, Presidente do Conselho Diretor do Icesp; Prof. Dr. Paulo Hoff, Professor Titular da Disciplina de Oncologia Clínica do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP; Dra. Milena Mak, Coordenadora do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica da FMUSP; Prof. Dr. Eduardo Weltman, Coordenador do Programa de Residência em Física Médica da FMUSP; Joyce Chacon Fernandes, Diretora Executiva do Icesp; Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz, Diretora de Corpo Clínico e Coordenadora Médica da Oncologia Clínica do Icesp; e Dr. Victor Augusto Bertotti Ribeiro, Preceptor do Programa de Residência em Física Médica da FMUSP. 

O início da cerimônia se deu pelo discurso do Prof. Dr. Paulo Hoff que destacou a resiliência por parte da turma de formandos ao realizar o Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica. “Há um conceito muito usado nos Estados Unidos chamado alma mater, que seria o que deu forma a alma. Gostaria que se lembrassem de que a alma mater de vocês é o Icesp e sempre que vocês precisarem de algo no futuro, seja ajuda para discutir um caso ou qualquer outro tipo de problema ou dúvida, terão aqui amigos e uma família que estará sempre à disposição para ajudá-los. Meus parabéns a todos, formandos e familiares, pela resiliência, pois isso formou médicos da mais alta qualidade que vão ajudar a todos e ao nosso país”, destacou. 

Em seguida, a entrega dos canudos aos 14 residentes da Oncologia Clínica foi realizada pelo Prof. Dr. Paulo Hoff e pela Dra. Milena Mak. Já os dois formandos da disciplina de Física Médica receberam os diplomas das mãos do Prof. Dr. Eduardo Weltman e do Dr. Victor Augusto Bertotti Ribeiro. 

Como segue a tradição, também foi realizada uma fala representando os residentes, pelo Dr. Pedro Freire, e o discurso em nome do Programa de Residência em Física Médica, pelo Dr. Victor Augusto Bertotti Ribeiro. 

“Meu grande agradecimento hoje vai para as pessoas que confiaram as suas vidas em nossas mãos para que possamos transformá-las. Não posso deixar de exaltar nossos mestres, afinal ensinar é um exercício de entrega. Os modelos mais memoráveis que levamos, são daqueles que estão aqui pelo amor ao ensino. Saibam que o ofício que vocês desempenham diariamente é o que solidifica essa Instituição como uma das melhores do mundo, somos gratos a todos vocês”, enfatizou o Dr. Pedro Freire. 

“Cursar esse Programa de Residência é um desafio para todos, e fazê-lo em dois anos como vocês fizeram é ainda mais desafiador. Vocês finalizam essa etapa com êxito. Obrigado por terem confiado nessa Instituição e pela oportunidade de nós termos participado disso tudo, saibam que sempre estaremos aqui a disposição de ajudá-los”, ressaltou Dr. Victor Augusto Bertotti Ribeiro em nome do Programa de Residência em Física Médica. 

As homenagens do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica foram marcadas pelo anúncio da paraninfa da turma de 2023, Dra. Renata Rodrigues da Cunha Colombo Bonadio, do Assistente Médico do Ano de 2022, Dr. Marcelo Malandrino de Albuquerque Felizola, e do Residente do ano, feito pela Dra. Milena Mak, Dr. Matheus de Oliveira Andrade. Todos discursaram e agradeceram o reconhecimento. 

Também foi feito um discurso de agradecimento para Prof. Dr. Paulo Hoff, realizado pela residente Dra. Letícia Leis. “Esta homenagem não tem outro objetivo senão fazer com que ele saiba que temos profunda admiração e gratidão pela educação crítica que aplicou em nossa Residência e pela participação de sucesso na administração deste Instituto que nos acolheu em nossa trajetória. Muito obrigada por ter feito de todos nós melhores oncologistas”, agradeceu. 

O encerramento da cerimônia contou com o discurso do Prof. Dr. Roger Chammas, Coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer e Chefe de Gabinete da FMUSP, que reforçou a excelência no ensino. “A assistência com ensino que realizamos aqui nos permite organizar o melhor Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica, reconhecido internacionalmente. Parabéns a todos pelo sucesso. Ver todos esses formandos me faz perceber que, o que temos feito, vale muito a pena, me sinto orgulhoso e renovado. Obrigado pela renovação que vocês estão nos proporcionando a cada momento”, finaliza. 

Aconteceu no Icesp

240905 - Inauguração TMO (4)
SP entrega novo Centro de Transplantes de Medula Óssea no Instituto do Câncer
DCIM100MEDIADJI_0125
Estão abertas as inscrições para a 8ª edição da Icesp Run
240808 - XV Prêmio Octavio Frias de Oliveira (124)
Icesp promove cerimônia do XV Prêmio Octavio Frias de Oliveira
Abre 240721 - Julho Verde na Fiesp (427)
Campanha Julho Verde do Icesp atrai público na Avenida Paulista para conscientização do câncer de cabeça e pescoço
29 de julho - SEMANAL - imagem para TV
Inscrições abertas: Capacitação técnica em atendimento de suporte avançado de vida à pacientes oncológicos críticos
A279 - Julho Verde 2024 - tumb
Instituto do Câncer promove campanha Julho Verde na Avenida Paulista para a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço
Cotidiano II- 2
Icesp participa do Gastrão, evento de gastroenterologia de grande destaque nacional
Abre 2
Instituto do Câncer é destaque no Congresso Brasileiro de Patologia
thumb site
Inscrições abertas: Mestrado Profissional em Inovação e Avaliação de Tecnologias em Cancerologia

É o tratamento que utiliza iodo radioativo (Iodo-131) para o controle dos carcinomas diferenciados da glândula tireoide.

O objetivo é combater às células cancerígenas que ainda restaram na tireoide após a cirurgia (tireoidectomia) ou metástases, sendo destruídas através da radiação emitida pelo iodo.

Os pacientes recebem orientação para realização de uma dieta pobre em iodo, no período que antecede a internação, através do nutricionista ambulatorial. Evitam o consumo de sal iodado, sal marinho e alimentos salgados, pois são fontes de iodo.

O que você deve fazer:

• Enxágue a boca com água pura antes das refeições ou faça bochechos com chá de camomila antes das refeições.
• Experimente balas azedas e/ou ácidas ou gotas de limão (30 gotas em 1 copo de 200ml) ou gelatina de limão (caso não apresente feridas na boca).
• Use temperos naturais em maior quantidade, como: manjericão, orégano, salsinha, hortelã, alecrim, coentro, por exemplo.
• Substitua os talheres de metal pelos de plástico, caso sinta sabor residual metálico.
• Mantenha boa higiene bucal.

O que você deve evitar:

• Consumir alimentos muito quentes ou muito gelados.

O que você deve fazer:

• Preparar sua refeição na consistência que for mais bem tolerada, que ofereça menor dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda, pastosa ou líquida (conforme avaliação da fonoaudióloga).
• Tomar pequenos goles de água ou suco durante as refeições podem ajudar a engolir.
• Faça as refeições em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.

O que você deve fazer:

• Consuma alimentos macios e pastosos.
• Prefira alimentos gelados ou à temperatura ambiente.
• Se necessário, utilize alimentos líquidos ou liquidificados.

O que você deve evitar:

• Alimentos ácidos, picantes ou muito salgados.
• Alimentos muito quentes.

O que você deve fazer:

• Prepare as refeições com caldos ou molhos. 
• Se não houver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas, picolés ou gelo e mastigue chicletes (de preferência sabor menta), que podem ajudar a produzir mais saliva.
• Consumir líquidos em abundância: chás, sucos diluídos e, principalmente, água.

O que você deve evitar:

• Comer alimentos secos.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância (chás, sucos diluídos e principalmente água).
• Prefira frutas laxativas: ameixa, laranja, mamão, abacate, ameixa seca, manga, banana nanica.
• Consuma as frutas com casca e bagaço, quando possível.
• Consuma preferencialmente hortaliças cruas (legumes e verduras).
• Consuma farelo de cereais (arroz, aveia ou trigo).
• Consuma produtos integrais (arroz, pães e torradas).
• Consuma leguminosas regularmente (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha, soja, por exemplo).
• Consuma leite e derivados: iogurte, leite fermentado, mingau de aveia.

O que você deve evitar:

• Alimentos constipantes, como ricota fresca, queijo branco, sagu, tapioca, maisena, banana prata, banana maçã, pera, goiaba e maçã sem casca e sem sementes, caju.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância: chás, sucos coados e principalmente água.
• Procure ingerir alimentos como batatas, chuchu, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, creme de arroz, arroz, macarrão com molho caseiro coado, farinhas, torradas, biscoito água e sal ou de maisena, carnes grelhadas (frango, peixe ou boi).
• Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar.
• Prefira leite de soja.
• Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pera sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.
• Consuma apenas o caldo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico). 

O que você deve evitar:

• Leite e derivados. 
• Alimentos gordurosos (manteiga, toucinho, banha, creme de leite, por exemplo).
• Frutas cruas em geral.
• Frutas e sementes oleaginosas (abacate, coco, nozes, amêndoas, amendoim, castanhas). 
• Condimentos picantes (páprica, pimenta, mostarda, ketchup, por exemplo).
• Conservas em geral (picles, azeitona, palmito, aspargos, milho e ervilha).
• Embutidos (salsicha, linguiça, presunto, salame, mortadela, por exemplo). 
• Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
• Hortaliças cruas: legumes e verduras folhosas.
• Alimentos que causam flatulência (gases), como couve-flor, brócolis, repolho e ovo.

O que você deve fazer:

• Prefira alimentos gelados ou em temperatura ambiente.
• Faça pequenas refeições em menor intervalo de tempo.
• Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
• Beba sucos ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não estiver com feridas na boca) nos intervalos das refeições.
• Realize suas refeições em lugares bem arejados.

O que você deve evitar:

•Frituras e alimentos gordurosos.
•Doces concentrados, como compotas, goiabada, marmelada.
•Condimentos fortes (pimenta, ketchup, mostarda, molho inglês, por exemplo).
•Deitar-se após as refeições.
•Ficar próximo à cozinha durante o preparo das refeições. 

Banco Santander 033

Agência 0201

Conta Corrente 13-005061-5

Fundação Faculdade de Medicina/ICESP

CNPJ 56.577.059/0006-06

Pular para o conteúdo
Faça a sua doação