O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, excelência em Ensino com o Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica classificado entre os melhores do mundo na prova da ASCO, realizou na noite da última quinta-feira, 9 de fevereiro, a cerimônia de colação de grau dos formandos da turma de residência em Oncologia Clínica e Física Médica, ao todo formaram-se 16 residentes.
A solenidade contou com a presença de residentes, médicos, assistentes e autoridades como o Prof. Dr. Roger Chammas, Coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp e Chefe de Gabinete da FMUSP representando a Diretora da FMUSP, Profa. Dra. Eloisa Bonfá; o Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama, Vice-diretor Clínico em exercício da Diretoria Clínica do HCFMUSP; Eng. Antônio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP; Dr. Arnaldo Hossepian, Diretor-presidente da FFM; Prof. Dr. William Nahas, Presidente do Conselho Diretor do Icesp; Prof. Dr. Paulo Hoff, Professor Titular da Disciplina de Oncologia Clínica do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP; Dra. Milena Mak, Coordenadora do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica da FMUSP; Prof. Dr. Eduardo Weltman, Coordenador do Programa de Residência em Física Médica da FMUSP; Joyce Chacon Fernandes, Diretora Executiva do Icesp; Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz, Diretora de Corpo Clínico e Coordenadora Médica da Oncologia Clínica do Icesp; e Dr. Victor Augusto Bertotti Ribeiro, Preceptor do Programa de Residência em Física Médica da FMUSP.
O início da cerimônia se deu pelo discurso do Prof. Dr. Paulo Hoff que destacou a resiliência por parte da turma de formandos ao realizar o Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica. “Há um conceito muito usado nos Estados Unidos chamado alma mater, que seria o que deu forma a alma. Gostaria que se lembrassem de que a alma mater de vocês é o Icesp e sempre que vocês precisarem de algo no futuro, seja ajuda para discutir um caso ou qualquer outro tipo de problema ou dúvida, terão aqui amigos e uma família que estará sempre à disposição para ajudá-los. Meus parabéns a todos, formandos e familiares, pela resiliência, pois isso formou médicos da mais alta qualidade que vão ajudar a todos e ao nosso país”, destacou.
Em seguida, a entrega dos canudos aos 14 residentes da Oncologia Clínica foi realizada pelo Prof. Dr. Paulo Hoff e pela Dra. Milena Mak. Já os dois formandos da disciplina de Física Médica receberam os diplomas das mãos do Prof. Dr. Eduardo Weltman e do Dr. Victor Augusto Bertotti Ribeiro.
Como segue a tradição, também foi realizada uma fala representando os residentes, pelo Dr. Pedro Freire, e o discurso em nome do Programa de Residência em Física Médica, pelo Dr. Victor Augusto Bertotti Ribeiro.
“Meu grande agradecimento hoje vai para as pessoas que confiaram as suas vidas em nossas mãos para que possamos transformá-las. Não posso deixar de exaltar nossos mestres, afinal ensinar é um exercício de entrega. Os modelos mais memoráveis que levamos, são daqueles que estão aqui pelo amor ao ensino. Saibam que o ofício que vocês desempenham diariamente é o que solidifica essa Instituição como uma das melhores do mundo, somos gratos a todos vocês”, enfatizou o Dr. Pedro Freire.
“Cursar esse Programa de Residência é um desafio para todos, e fazê-lo em dois anos como vocês fizeram é ainda mais desafiador. Vocês finalizam essa etapa com êxito. Obrigado por terem confiado nessa Instituição e pela oportunidade de nós termos participado disso tudo, saibam que sempre estaremos aqui a disposição de ajudá-los”, ressaltou Dr. Victor Augusto Bertotti Ribeiro em nome do Programa de Residência em Física Médica.
As homenagens do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica foram marcadas pelo anúncio da paraninfa da turma de 2023, Dra. Renata Rodrigues da Cunha Colombo Bonadio, do Assistente Médico do Ano de 2022, Dr. Marcelo Malandrino de Albuquerque Felizola, e do Residente do ano, feito pela Dra. Milena Mak, Dr. Matheus de Oliveira Andrade. Todos discursaram e agradeceram o reconhecimento.
Também foi feito um discurso de agradecimento para Prof. Dr. Paulo Hoff, realizado pela residente Dra. Letícia Leis. “Esta homenagem não tem outro objetivo senão fazer com que ele saiba que temos profunda admiração e gratidão pela educação crítica que aplicou em nossa Residência e pela participação de sucesso na administração deste Instituto que nos acolheu em nossa trajetória. Muito obrigada por ter feito de todos nós melhores oncologistas”, agradeceu.
O encerramento da cerimônia contou com o discurso do Prof. Dr. Roger Chammas, Coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Instituto do Câncer e Chefe de Gabinete da FMUSP, que reforçou a excelência no ensino. “A assistência com ensino que realizamos aqui nos permite organizar o melhor Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica, reconhecido internacionalmente. Parabéns a todos pelo sucesso. Ver todos esses formandos me faz perceber que, o que temos feito, vale muito a pena, me sinto orgulhoso e renovado. Obrigado pela renovação que vocês estão nos proporcionando a cada momento”, finaliza.