Especialização em Nutrição em Oncologia
O curso será realizado em formato à distância (EAD) e ao vivo; tem carga horária de 464 horas. Seu público-alvo são nutricionistas e visa qualificá-los para atuarem com pacientes oncológicos, desde o atendimento ambulatorial até a internação, capacitando os alunos para compreenderem alterações no estado nutricional causadas pela própria doença e/ou pelo tratamento oncológico.
A coordenação é realizada pela coordenadora da Nutrição Clínica e Administrativa da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Icesp, Gislaine Ozorio, e a coordenadora de Nutrição Clínica do Instituto, Lia Ribeiro. O período do curso é de 26 de agosto de 2025 a 18 de agosto de 2026, e as inscrições vão até 31 de julho.
“A especialização no Icesp representa um diferencial significativo na trajetória profissional. A vivência em um dos maiores centros oncológicos da América Latina proporciona ao nutricionista uma formação sólida e reconhecida no mercado. O contato direto com casos complexos, a interação com equipes multiprofissionais altamente qualificadas e o acesso a protocolos atualizados contribuem para o amadurecimento técnico e clínico. Muitos egressos do curso ampliam suas oportunidades de atuação, assumem cargos de maior responsabilidade e tornam-se referências em nutrição oncológica em seus locais de trabalho”, explica Gislaine Ozorio.
Para mais informações acesse o link.
Especialização em Cuidados Paliativos Oncológicos
A especialização tem como público-alvo assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, gestores em saúde, médicos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais.
Com carga horária de 500 horas, será realizada no período de 2 de agosto de 2025 a 25 de julho de 2026. O curso tem a finalidade de capacitar profissionais da saúde para assistência ao paciente portador de doença oncológica ameaçadora à vida, através da formação teórica e prática em Cuidados Paliativos.
Está alinhado à Política Nacional de Cuidados Paliativos e aborda temas como manejo de dor, atuação multiprofissional e assistência humanizada. Seus coordenadores são o médico geriatra e chefe do serviço de Cuidados Paliativos do Icesp, Dr. Toshio Chiba, e a Assistente Social do Instituto, Fernanda de Souza Lopes. As inscrições vão até 27 de julho.
“Entre os principais temas abordados nesta formação estão fundamentos de Oncologia e Cuidados Paliativos, manejo de sintomas em pacientes oncológicos, conhecimento com relação a gerenciamento de serviços de Cuidados Paliativos e trabalho multiprofissional. Ao realizar essa especialização do Icesp o profissional certamente terá um impacto positivo em sua carreira profissional, com possibilidade de ampliar conhecimentos e ações na prática clínica multiprofissional”, explica o médico assistente dos Cuidados Paliativos, Dr. João Luiz Chicchi Thome.
Para mais informações acesse o link.
Especialização em Enfermagem em Estomaterapia
Certificado internacionalmente pela SOBEST-WCET, esta especialização qualifica enfermeiros para o cuidado especializado de pacientes com estomias, incontinências e feridas, com foco na prática baseada em evidências. A formação inclui atividades práticas supervisionadas (estágios), atividades em laboratório de simulação realística e workshop. Voltada a enfermeiros, com no mínimo dois anos de atuação profissional, tem carga horária total de 608 horas, destas 162 horas são práticas.
O período do curso será de 3 de outubro de 2025 a 31 de outubro de 2026. Suas coordenadoras são a Enfermeira Estomaterapeuta do Ambulatório de Especialidades, Dra. Rita de Cássia Freitas Bandeira e a Gerente de Enfermagem, Dra. Adriana Marques da Silva. As inscrições vão até 27 de agosto.
O processo seletivo para este curso inclui a etapa de prova em 1º de setembro que será feita de modo online e entrevista, que será realizada em 13 de setembro, de maneira presencial ou online, mediante agendamento.
“O enfermeiro especialista em Estomaterapia é capaz de atuar tanto na Oncologia quanto em atender as outras demandas de saúde que envolvem o paciente como traumas, diabetes, alterações vasculares, agravos à saúde, entre outros. Na Oncologia, o seu papel tem grande destaque, pois atua desde o início do tratamento realizando orientações sobre cuidados com pele, extravasamento de drogas, cuidados com drenos e cateteres. Este profissional se torna apto a assistir de forma integral o paciente com necessidades de saúde que demandem uma atuação especializada, fundamentada nos princípios da humanização, da prática baseada em evidências e da ética no cuidado”, explica Adriana Marques da Silva.
Para mais informações, acesse o link.