O curso gratuito de Capacitação técnica em ultrassonografia intensiva, contemplado por recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), está com inscrições abertas. A iniciativa, que visa capacitar profissionais de saúde da rede pública de saúde do estado de São Paulo, é destinada a médicos, enfermeiros e residentes.
A ultrassonografia é um exame de imagem que permite ao médico observar determinadas estruturas internas do corpo humano. Aplicada nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e emergências, permite que o procedimento seja feito em pacientes críticos a beira leito, contribuindo para uma melhora no tratamento e na segurança dos indivíduos.
Em sua grade curricular, a capacitação conta com 60 horas divididas em ensino teórico presencial, atividade prática, estudo direcionado e aulas online. Na programação, apresenta temas como: as principais indicações do uso de ultrassonografia em pacientes críticos; ultrassonografia torácica no paciente crítico; e ultrassonografia vascular. Já na parte prática, os participantes terão acesso aos métodos aplicados para inserção e posicionamento de acesso venoso central e periférico; além da avaliação da volemia (quantidade de sangue que circula no corpo humano), e a avaliação da compressibilidade das veias dos membros, que avalia a capacidade de um corpo ou substância para reduzir o seu volume quando se encontra submetido a pressões em todas as partes.
Em um mês de curso, os alunos terão acesso a conhecimentos sobre as bases físicas da ultrassonografia, assim como as vantagens e desvantagens do procedimento que é de grande auxílio na terapêutica intensiva. Além das atividades práticas em campo, os participantes também poderão conhecer as instalações da Unidade Terapia Intensiva (UTI) do Icesp, um dos maiores centros de tratamento oncológico do país.
A capacitação conta com 80 vagas e o início das aulas está previsto para o mês de junho. Para mais informações e inscrições, acesse o formulário de inscrição.