Na manhã do dia 1 de março, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, deu as boas vindas aos novos residentes da Oncologia Clínica e Radioterapia. O grupo foi recepcionado pelo Prof. Dr. Paulo Hoff, Professor Titular da Disciplina de Oncologia Clínica do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP, pela Dra. Milena Mak, Coordenadora do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica da FMUSP, e pela Profa. Dra. Rosangela Villar, Coordenadora do Programa de Residência Médica em Radioterapia.
Após a recepção, que contou com uma apresentação sobre o Icesp, o grupo de residentes seguiu para um tour pela Instituição. Este passeio, que configura como uma ambientação para os alunos e teve início com a visita ao Espaço de Convivência Médica localizado no 23º andar, consiste em uma visitação pelos andares e locais em que eles habitualmente irão circular. A Residência Médica em Radioterapia é realizada parcialmente no Instituto do Câncer, mas os futuros médicos participam da recepção para que todos sejam acolhidos e antes da recepção no Icesp, eles também visitaram o Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas FMUSP (InRad).
O Instituto do Câncer conta com o melhor Programa de Residência Médica em Oncologia do país e em 2022 os residentes ficaram em primeiro lugar no exame mundial da ASCO. A prova consiste em responder 200 questões de múltipla escolha que abrangem todas as áreas de conhecimento no campo oncológico, por meio de uma plataforma digital, ao longo de cinco horas.