No dia 5 de agosto de 2022, foi realizada a cerimônia da XIII edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira. A premiação é uma iniciativa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e do Grupo Folha que visa estimular e premiar a pesquisa científica na esfera da prevenção e do combate ao câncer, em três categorias: Personalidade de Destaque, Pesquisa em Oncologia e Inovação Tecnológica.
Após dois anos sendo realizada online, este ano a premiação ocorreu presencialmente no auditório do Icesp, e foi comandada pela jornalista Cláudia Collucci e contou com a participação dos laureados, do Presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. Paulo Hoff, e do diretor de Redação da Folha de S.Paulo, Sérgio Dávila.
“Esse prêmio surgiu com a iniciativa da família Frias que queria junto ao Instituto do Câncer perpetuar a memória do Sr. Octavio Frias, de maneira que também ajudasse no desenvolvimento da oncologia brasileira. A cada ano, ao longo desses 13 anos de Prêmio, fomos surpreendidos com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, mostrando a pujança dos pesquisadores brasileiros”, disse o Prof. Dr. Paulo Hoff.
Os laureados:
Personalidade de Destaque em Oncologia
O médico urologista e Professor Titular da Disciplina de Urologia do Departamento de Cirurgia da FMUSP, Prof. Dr. Miguel Srougi, 75 anos, foi eleito a Personalidade de Destaque em Oncologia por seus 40 anos de carreira e excelência no tratamento de câncer urológico.
Pesquisa em Oncologia
Na categoria Pesquisa em Oncologia, a premiação ficou com a Profa. Dra. Laura Sichero, que coordena o Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp. A pesquisadora e sua equipe trabalham com variantes do HPV (Papilomavírus Humano).
Inovação Tecnológica em Oncologia
A pesquisa vencedora nesta categoria foi desenvolvida pelo Dr. Jean Felipe Lestingi, que liderou uma pesquisa sobre a importância da retirada mais extensa dos linfonodos pélvicos em operações de cânceres de próstata graves.