Em 29 de outubro, o Instituto do Câncer realizou uma solenidade em celebração à designação do Icesp e do Inrad como Centros Âncoras da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).
A nomeação integra o programa Rays of Hope – Cancer Care for All, que busca ampliar o acesso global a diagnóstico por imagem e radioterapia, especialmente em países de baixa e média renda.
“Sermos um Centro Âncora reforça a relevância do trabalho de todos no cuidado com a saúde, integrando assistência, ensino e pesquisa. Este reconhecimento reflete nosso compromisso e impulsiona o avanço do conhecimento, além de ampliar a colaboração entre nossos profissionais e especialistas de todo o país”, declara o presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas.
Com esse reconhecimento, ambos os institutos passam a atuar como polos de formação e referência em tecnologias avançadas no tratamento do câncer, consolidando o papel do Brasil e do Sistema Único de Saúde (SUS) na ampliação do acesso da população a tratamentos de alta tecnologia.
“Um reconhecimento como esse demonstra a importância da nossa Instituição e o compromisso de seguir preparando nossos profissionais. O que contribui para a melhora do tratamento do câncer no Brasil. Além dos equipamentos, precisamos do investimento na capacitação de físicos, técnicos e médicos para que possam usá-los. Esse acordo permite estender a nossa capacidade de formação de especialistas para outros locais”, destaca o Prof. Dr. Paulo Hoff, professor titular da Disciplina de Oncologia da FMUSP e diretor técnico da Divisão de Oncologia do Icesp.
“A função do Centro Âncora envolve, entre outras questões, o treinamento de fellows, a organização de cursos de treinamento, participação em projetos de pesquisa, além de promover networking e fornecer especialistas e mentorias aos outros centros de Radioterapia, Medicina Nuclear e diagnóstico por imagem no Brasil e América Latina. Essa conquista é fruto de uma parceria de longos anos, e essa cerimônia mostra que atingimos essa conquista por causa de toda a comunidade HC, USP, Icesp e InRad”, finaliza a professora livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Profa. Dra. Heloisa Carvalho.
Além do presidente do Conselho Diretor do Icesp, do diretor Técnico da Divisão de Oncologia do Icesp e da professora livre-docente da FMUSP, participaram do evento a coordenadora de Saúde Digital da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), Cristina Balestrin, representando o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Dr. Eleuses Paiva; deputada estadual, Dra. Bruna Dias Furlan Vicente; chefe de Gabinete da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Prof. Dr. Roger Chammas, representando a diretora da FMUSP, Profa. Dra. Eloisa Bonfá; superintendente do Hospital das Clínicas da FMUSP, eng. Antonio José Rodrigues Pereira; diretor clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama; diretor-presidente da Fundação Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Dr. Arnaldo Hossepian Junior; diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes; presidente do Conselho Diretor do Inrad, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri; diretor executivo do Inrad e do Inova HC, Dr. Marco Bego; presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Prof. Dr. Francisco Rondinelli Júnior; coordenadora geral de Assuntos Internacionais da CNEN, Joana Alves Brito de Azambuja; e DTM do Projeto Regional do Rays of Hope do ARCAL em Saúde da AIEA, Dr. Carlos Malamut.