No dia 17 de julho, o Icesp realizará uma ação em alusão à campanha Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, na Avenida Paulista, na calçada do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
A iniciativa tem o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para os cânceres de cabeça e pescoço, tumores malignos que se desenvolvem na boca, tireoide, orofaringe, laringe, glândulas salivares, na região sinonasal e do pescoço.
“É essencial ampliar a conscientização da população sobre os sinais da doença e formas de prevenção. Ao perceber qualquer alteração no corpo, é fundamental procurar atendimento médico. Quanto mais cedo o câncer é identificado, maiores são as chances de cura. Nos casos em que o diagnóstico ocorre nas fases iniciais, as taxas de sucesso no tratamento chegam entre 80 e 90%, independentemente do tipo de tumor de cabeça e pescoço”, conclui o chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Icesp, Prof. Dr. Marco Aurélio Kulcsar.
Durante a ação, médicos, dentistas e membros da equipe multiprofissional, como enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais do Icesp, estarão à disposição do público com materiais explicativos e fornecerão orientações sobre quais hábitos podem auxiliar na prevenção, sintomas e sinais do corpo que são motivos de alerta.
Haverá ainda um totem com os sintomas mais comuns e os fatores de risco para a doença. Àqueles que responderem sim a pelo menos duas questões serão encaminhados para uma avaliação bucal durante a ação.
De acordo com o chefe do grupo de Oncologia Clínica de Tórax, Cabeça e Pescoço, Prof. Dr. Gilberto Castro, evitar o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e fazer uso de preservativos nas relações sexuais são atitudes fundamentais para a prevenção da doença. “O Papilomavírus Humano (HPV) também está associado ao aumento do risco de câncer de cabeça e pescoço, por isso, a proteção é essencial”, afirma.