O Icesp, junto com o Instituto Oncoguia, realizou um evento para um grupo de pacientes com o tema “De paciente para paciente: conversas que inspiram, informam e conectam”.
O encontro ocorreu em 2 de dezembro e reuniu mulheres para falar sobre nutrição e manejo de efeito colateral, saúde física, mental e espiritual, autoestima, entre outros tópicos.
A abertura contou com falas da coordenadora do Centro Integrado de Humanização do Icesp, Maria Helena Sponton, e da coordenadora de Relacionamento Institucional do Instituto Oncoguia, Evelin Scarelli. Incluiu ainda um vídeo com mensagem especial da fundadora e Presidente do Oncoguia, Luciana Holtz.
“Este evento nasceu pensando em ser uma conversa de pacientes. E por quê? Porque nós estamos sempre ouvindo os pacientes. As vozes de vocês são importantíssimas. Convidamos pessoas maravilhosas para vir falar para vocês o que desejam ouvir. E em um segundo momento, vamos fazer uma conversa de paciente para paciente. Esperamos que este dia seja maravilhoso”, comenta Maria Helena Sponton.
O encontro iniciou com o Painel: “Cuidando de mim e da minha saúde física e mental”. A primeira palestra foi realizada pela coordenadora de Nutrição e Administrativa da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do Icesp, Gislaine Ozório.
Em seguida, a psicóloga e psico-oncologista Regina Liberato falou sobre espiritualidade. Logo após, a médica psiquiatra Dra. Ana Lucia Paya tratou acerca da sexualidade durante e depois do câncer. Ao final, a coach Murielle Brito comentou sobre a vida além do câncer e realizou um exercício com o público.
Após o painel, pacientes subiram ao palco para a Roda de Conversa: “Conversas de paciente para paciente”, em que contaram suas histórias de superação e dividiram relatos com as outras presentes. O evento incluiu ainda uma apresentação de balé de Marjorie Vannucci, acompanhada do violonista Fábio Schio.
“É um privilégio participar deste momento e poder ouvir vocês pacientes. Cada uma tem a sua história, a sua singularidade e é muito enriquecedor conhecer suas trajetórias como mulheres, que vai além do tratamento do câncer. Muito obrigada por estarem aqui hoje”, comentou no encerramento do evento a diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes.
Ao final do evento as pacientes receberam brindes e levaram recados escritos por outras pacientes com seus sonhos. Os bilhetes foram colocados em uma árvore de mensagens no início do evento.