No dia 16 de agosto, a Farmácia Ambulatorial do Icesp celebrou 15 anos. A unidade, que fica localizada na rua da Consolação, foi instituída em 2010, e é parte integrante do Serviço de Farmácia do Icesp.
O local tem como intuito fornecer os medicamentos para os pacientes oncológicos e dispõe de uma lista padronizada com quimioterápicos, medicamentos para controle de náuseas ou vômitos, analgésicos e diversas dietas padronizadas.
“A Farmácia Ambulatorial realiza todo o ciclo da Assistência Farmacêutica, e é parte essencial do tratamento do paciente, promovendo o acesso à terapia medicamentosa prescrita. Poder celebrar os 15 anos nos enche de orgulho, pois olhamos para trás e vemos o quanto o serviço evoluiu, ficando mais ágil, seguro e o atendimento sempre humanizado. Também olhamos para o futuro, diariamente planejando e executando ações para que haja uma melhoria contínua no setor”, comenta a coordenadora da Farmácia Ambulatorial, Cintia de Oliveira Sousa.
Ao longo deste período, foram realizados mais de 120 mil atendimentos anuais e entregues mais de 28 milhões de medicamentos por ano.
“Estes 15 anos representam uma busca constante pela excelência no atendimento aos pacientes. Proporcionamos um ambiente agradável, seguro, boa localização e com toda infraestrutura necessária para o conforto deles. Percebemos uma grande evolução no atendimento, principalmente no tempo de espera. No início esse tempo chegava a duas horas e hoje temos, em média, 30 minutos”, explica o assistente da Diretoria Administrativa do Icesp, Luiz Pedro França.
Na Farmácia, os pacientes podem retirar seus medicamentos prescritos, além de receberem orientação farmacêutica, de modo a auxiliar na continuidade do tratamento de forma adequada.
Oferece alguns programas aos pacientes, entre eles o Devolução de Medicamentos, para que retornem os remédios que não foram utilizados de modo a ser feito o descarte correto ou o reaproveitamento após avaliação técnica.
Além disso, é ofertado o Programa de Medicamento em Casa (PMC), para o recebimento de medicamentos na residência dos pacientes que fazem uso da hormonioterapia. Há também o Programa Nutrição em Casa (PNC), para recebimento de complemento nutricional.
Já o Programa Pronto Medicamento (PPM), após o contato telefônico prévio os medicamentos são separados para retirada na unidade, sem a necessidade de passar nos guichês de atendimento, diminuindo o tempo de espera. Em 2024, o PPM foi reconhecido e premiado no II Quali Juntos HC, conquistando o terceiro lugar dentre mais de 200 trabalhos inscritos.


