Em 10 de outubro, foi promovido no auditório do Instituto, o evento “Outubro Prateado: Valorização e Respeito”, em alusão ao mês dedicado à pessoa idosa.
A programação do encontro incluiu palestras sobre temas relacionados ao cuidado do idoso no contexto de um hospital oncológico e as ações realizadas pelo Icesp para este público.
O encontro foi conduzido pela chefe do Serviço de Geriatria do Icesp, Dra. Izabela Ono Adriazola. Sua fala de abertura foi seguida pela apresentação do vídeo com a mensagem da responsável pela Certificação Selo Instituição Amiga do Idoso, Claudia Fló.
“Em outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso para um olhar sensibilizado às particularidades da pessoa idosa. Este evento foi pensado para falar sobre isso, a trajetória do cuidado dessa população com câncer e as perspectivas para o futuro”, comenta a Dra. Izabela Ono Adriazola.
Após a exibição do vídeo, foi ministrada a palestra “Quedas: fatores de risco e como prevenir”, pela terapeuta ocupacional do Icesp, Livia Drago Couto, que abordou os fatores de risco para quedas, recomendações para prevenção e a importância do uso de equipamentos adequados.
Em seguida, a enfermeira do Icesp, Patricia Crippa, fez uma exposição acerca da “Gestão do Protocolo de Prevenção de Quedas”, comentando os protocolos utilizados no Instituto para prevenir a queda e promover a segurança do paciente, além de mencionar a importância do trabalho da equipe multiprofissional.
Ao longo da manhã foram promovidas ainda outras palestras. A nutricionista do Icesp, Beatriz de Luca Silva, tratou sobre “Alimentação saudável no contexto onco hematológico”, com foco em assuntos como cuidado e impactos nutricionais da doença na pessoa idosa e fatores para a promoção de uma alimentação saudável.
A gerente do Centro Integrado de Humanização do Icesp, Maria Helena da Cruz Sponton, ministrou a exposição “A Humanização como protagonista da Certificação Selo Instituição Amiga do Idoso”, compartilhando o histórico da certificação na Instituição, os projetos da Humanização ao longo dos anos para este público e as iniciativas de melhoria na qualidade de vida para os pacientes.
A palestra “História da Oncogeriatria no Icesp e no Brasil” foi ministrada pela médica assistente da geriatria do Icesp, Dra. Theodora Karnakis, que abordou as particularidades das terapias oncológicas nessa faixa etária, a escassez de representatividade dos idosos nos estudos clínicos e o papel da Geriatria na decisão terapêutica do tratamento oncológico desse público no Icesp.
A paciente do Instituto, Sra. Etsuko Takaoka Saizaki, finalizou o evento com um relato da sua experiência como paciente idosa, falando sobre a importância da atividade física e da influência do exercício na sua qualidade de vida e saúde durante e após o tratamento do câncer, como impactaram positivamente na superação de desafios e na manutenção de um envelhecimento ativo.
“Nós precisamos tratar a questão do cuidado centrado no idoso mais do que nunca no Brasil. No Instituto já temos um trabalho muito alinhado e continuamos aprendendo com as metodologias nacionais, internacionais e com a nossa prática. Este evento é uma confraternização muito importante, em que os profissionais trouxeram seus conhecimentos e pesquisas para contribuir com a gestão e educação, além de termos a perspectiva do paciente, que é o grande protagonista do nosso trabalho”, comenta a Gerente do Centro Qualidade e Segurança do Paciente, Nilsa Yamanaka.