A Semana da Enfermagem do Icesp celebrou os dias do enfermeiro, comemorado em 12 de maio, e do técnico de enfermagem, celebrado em 20 de maio, com eventos em homenagem aos profissionais.
No dia 12, foi promovida uma edição especial da cozinha experimental. A receita preparada foi macarronada e contou com a apresentação do coordenador de Ensino e Eventos, Felipe Godoy.
Já no dia 19, foi realizado o evento “Trabalho com alegria”, no auditório, com palestra, talk show e a participação dos Doutores da Alegria.
A abertura contou com a fala da diretora executiva do Icesp, Joyce Chacon Fernandes e da diretora assistencial do Instituto, Maria Rita da Silva.
“O evento de hoje é para homenagear mais de 2 mil pessoas que trabalham aqui. São corações que se dedicam ao cuidado dentro desta Instituição. A crescente evolução nos temas de inovação, tecnologia e IA nos faz cada vez mais nos voltarmos ao essencial, ao papel humano no cuidado com as pessoas. Isso é a rotina no Icesp. Tenho muito orgulho da equipe de enfermagem deste hospital. Somos sempre lembrados pela qualidade do cuidado. Parabéns.”, comenta Joyce Chacon Fernandes.
“Quero agradecer a Joyce pela constante colaboração e também aos parceiros de outras áreas, que sempre nos apoiam. A enfermagem está com o paciente 24 horas e o cuidado humanizado é muito importante para sua experiência durante todo tratamento. Agradeço a toda equipe pela responsabilidade e carinho dispensado aos nossos pacientes”, agradece Maria Rita da Silva.
Houve ainda a apresentação de uma palestra intitulada “Trabalho com alegria – modelo de liderança transformacional na gestão assistencial”, ministrada pela diretora assistencial do Hospital Sírio-Libanês, Wania Regina Mollo Baía.
Entre os temas abordados estavam: modelo assistencial com o foco na reflexão “por que fazemos o que fazemos?” e como desenvolver o trabalho para executá-lo com mais alegria.
Tratou ainda do modelo de prática para profissionais assistenciais para o fornecimento do cuidado de alta qualidade aos pacientes; modelo de gestão; liderança transformacional e melhorias que impactam no trabalho.
“Eu sempre lembro que a gente escolheu a nossa profissão, estar aqui e cuidar. Então o trabalho tem que ser sim com alegria, independente do ambiente. É importante se concentrar na alegria, ao invés do possível esgotamento. Dificuldades sempre temos. O que precisamos garantir é um ambiente resiliente, ou seja, dar oportunidades, mostrar o caminho e ouvir o profissional”, explica Wania Regina Mollo Baía.
Em seguida, foi realizado um talk show, com apresentação da Coordenadora de Enfermagem da Unidade de Internação do 21º Sul, Suzy Balieiro. Os convidados foram o gerente de enfermagem do Centro Cirúrgico do Icesp, João Francisco Possari e o enfermeiro do ambulatório do Itaci, Durval Edson da Silva Alves.
“São dois os maiores desafios de trabalhar como enfermeiro oncopediatra. O primeiro é acolher a família que acabou de receber o diagnóstico, introduzindo o paciente no contexto desse tratamento, esse acolhimento fica para a enfermagem. Outro desafio é com a criança autista. Acho que precisamos evoluir muito, nos empoderar e abraçar muito esses pacientes e a família no geral”, analisa Durval Edson da Silva Alves.
Sobre a necessidade da evolução da enfermagem, João Francisco Possari observou: “Nós evoluímos na enfermagem, mas precisamos estudar muito mais. É preciso buscar novos conhecimentos. A evolução na medicina é muito rápida e a gente tem que acompanhá-la. Buscando o melhor para o paciente, temos que sempre estar atualizados”.
Logo após, a diretora de Corpo Clínico e coordenadora da Oncologia Clínica, Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz, fez uma homenagem a diretora Maria Rita com algumas palavras de agradecimento.
“Precisamos incorporar progressivamente a tecnologia no cuidado com o paciente, ela é material e também como se faz com o cuidado. Isso é algo que a Maria Rita tem uma extrema preocupação, ela está presente, visita às enfermarias, estabeleceu visitas multidisciplinares, não está distante da atuação. Tem uma preocupação muito forte para que o atendimento seja correto e humanizado, sempre pensando como podemos fazer melhor para trazer mais conforto ao paciente”, finaliza Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz.


