Foi promovida a cerimônia de colação de grau dos médicos da Residência Médica em Oncologia Clínica, Radioterapia e Física Médica do Icesp e Faculdade de Medicina da USP, em 13 de fevereiro. O evento foi realizado no auditório, no 6º andar, com início às 19h.
A abertura foi marcada pelo discurso do Diretor Técnico da Divisão de Oncologia do Icesp e Professor Titular da Disciplina de Oncologia Clínica do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP, Prof. Dr. Paulo Hoff.
“Para nós, uma instituição acadêmica, nada é mais importante do que esse momento, em que comemoramos e oficializamos a formatura dos nossos alunos. Sei que nossos formandos vão se destacar onde quer que eles decidam começar suas práticas e que veremos grandes líderes da Oncologia brasileira saindo daqui. Hoje tenho certeza que a Oncologia brasileira é destaque não só na América do Sul, mas a nível mundial, graças ao esforço de todos aqui e que os formandos vão contribuir para que isso não só continue, mas que essa qualidade, essa excelência aumente cada vez mais”, finaliza Prof. Dr. Paulo Hoff em sua fala de abertura.
Em seguida foram entregues os canudos aos formandos da Radioterapia pela coordenadora do serviço de Radioterapia do Inrad, Profa. Dra. Heloisa de Andrade Carvalho.
Houve ainda a fala da representante dos formandos da Radioterapia, Dra. Thais Papotti Moura de Oliveira: “Durante esses quatro anos fomos imersos não apenas em conteúdos técnicos e científicos, mas também em experiências que nos ensinaram o verdadeiro significado da medicina: o cuidado com o próximo. Aprendemos que a Radioterapia é uma combinação de precisão e de humanidade. A literatura médica nos ensina a tratar doenças, mas a residência nos ensinou a olhar além do diagnóstico e tratar pessoas, levando em consideração também o contexto familiar, social, espiritual e emocional dos pacientes, e este é um dos maiores aprendizados que levaremos conosco”.
Posteriormente, foi feita a entrega dos canudos aos formandos da Física Médica pelo coordenador do Programa de Residência em Física Médica da FMUSP, Prof. Dr. Eduardo Weltman e pelo preceptor do Programa de Residência em Física Médica da USP, Dr. Victor Bertotti Ribeiro.
Após este momento, o representante dos formandos da Física Médica, João Guilherme Rivera Santiago, fez uma fala de agradecimento, dizendo: “Foram dois anos que passaram muito rápido, os mais intensos de nossas vidas, de muito aprendizado. Hoje, terminamos um ciclo, mas muito mais do que um diploma, assumimos um compromisso. Que a curiosidade e a busca pela verdade que um dia nos impulsionaram a nos matricular no curso de Física, e a entender as leis que regem este Universo, nunca se apaguem, pelo contrário que sejamos sempre profissionais comprometidos com essa verdade, tendo em vista tão nobre atividade que desempenhamos, colocando o nosso conhecimento a favor dos mais necessitados.”
Por fim, ocorreu a entrega dos canudos aos formandos da Oncologia Clínica pelo Prof. Dr. Paulo Hoff e pela coordenadora do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica da FMUSP, Dra. Milena Mak. Este momento foi seguido pela fala do representante dos formandos da Oncologia Clínica, Dr. Matheus de Oliveira Andrade que comentou:
“Eu tenho certeza que todos os dias trabalhando aqui no Icesp tivemos a oportunidade de exercer a empatia e fazer a diferença na vida de alguém. Aqui nos tornamos oncologistas e fico muito feliz de pensar em tudo o que o Icesp representa. Por mais que seja desafiador ser e se tornar oncologista, essa dificuldade nem se compara aquela que o paciente com câncer está passando na nossa frente. Fazer Oncologia oferece todos os dias pelo menos uma lição: de acolhimento, de resiliência, de valorização do que é importante, de comemorar as respostas, remissões e curas e sobretudo de gratidão.”
Ao final, foi realizada uma homenagem do Programa de Oncologia Clínica, com o anúncio do assistente médico do ano pela Dra. Yumi Ricucci Shinkado, que homenageou o Dr. Pedro Henrique Shimiti Hashizume. Posteriormente também foi realizado o anúncio do residente do ano pela Dra. Milena Mak, em que a médica residente Dra. Gabrielle Cordeiro Trofa, foi homenageada.
A cerimônia foi encerrada com a fala do representante da diretoria da FMUSP no evento, o coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp e Professor Titular da Disciplina de Oncologia do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP, Prof. Dr. Roger Chammas.
“A nossa missão é cuidar das pessoas. Cuidamos de nossos pacientes com ensino, com pesquisa, e com inovação. Referem-se ao Icesp como um gigante. Nós não seríamos esse gigante se não fosse também por vocês, residentes. Não só pelo seu trabalho, mas pelo o que vocês significam para nós, que somos educadores. Somos renovados por vocês. Fico muito satisfeito de ver que os nossos residentes estão saindo daqui hoje para o mercado, cientes do seu papel de profissionais críticos e que proverão o melhor cuidado, com as melhores evidências e com a humildade que é absolutamente fundamental para os profissionais da saúde de que precisaremos”, finaliza o Prof. Dr. Roger Chammas em seu discurso de encerramento.
O evento contou também com a presença da diretora de Corpo Clínico e coordenadora da Oncologia Clínica, Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz, e do Professor Titular de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP e coordenador médico da Oncologia Cirúrgica do Icesp, Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Junior.