Colação de grau de residentes da Oncologia Clínica, Radioterapia e Física Médica do Icesp e FMUSP é celebrada no Instituto

Foi promovida a cerimônia de colação de grau dos médicos da Residência Médica em Oncologia Clínica, Radioterapia e Física Médica do Icesp e Faculdade de Medicina da USP, em 13 de fevereiro. O evento foi realizado no auditório, no 6º andar, com início às 19h.

A abertura foi marcada pelo discurso do Diretor Técnico da Divisão de Oncologia do Icesp e Professor Titular da Disciplina de Oncologia Clínica do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP, Prof. Dr. Paulo Hoff.

“Para nós, uma instituição acadêmica, nada é mais importante do que esse momento, em que comemoramos e oficializamos a formatura dos nossos alunos. Sei que nossos formandos vão se destacar onde quer que eles decidam começar suas práticas e que veremos grandes líderes da Oncologia brasileira saindo daqui. Hoje tenho certeza que a Oncologia brasileira é destaque não só na América do Sul, mas a nível mundial, graças ao esforço de todos aqui e que os formandos vão contribuir para que isso não só continue, mas que essa qualidade, essa excelência aumente cada vez mais”, finaliza Prof. Dr. Paulo Hoff em sua fala de abertura.

Em seguida foram entregues os canudos aos formandos da Radioterapia pela coordenadora do serviço de Radioterapia do Inrad, Profa. Dra. Heloisa de Andrade Carvalho.

Houve ainda a fala da representante dos formandos da Radioterapia, Dra. Thais Papotti Moura de Oliveira: “Durante esses quatro anos fomos imersos não apenas em conteúdos técnicos e científicos, mas também em experiências que nos ensinaram o verdadeiro significado da medicina: o cuidado com o próximo. Aprendemos que a Radioterapia é uma combinação de precisão e de humanidade. A literatura médica nos ensina a tratar doenças, mas a residência nos ensinou a olhar além do diagnóstico e tratar pessoas, levando em consideração também o contexto familiar, social, espiritual e emocional dos pacientes, e este é um dos maiores aprendizados que levaremos conosco”.

Posteriormente, foi feita a entrega dos canudos aos formandos da Física Médica pelo coordenador do Programa de Residência em Física Médica da FMUSP, Prof. Dr. Eduardo Weltman e pelo preceptor do Programa de Residência em Física Médica da USP, Dr. Victor Bertotti Ribeiro.

Após este momento, o representante dos formandos da Física Médica, João Guilherme Rivera Santiago, fez uma fala de agradecimento, dizendo: “Foram dois anos que passaram muito rápido, os mais intensos de nossas vidas, de muito aprendizado. Hoje, terminamos um ciclo, mas muito mais do que um diploma, assumimos um compromisso. Que a curiosidade e a busca pela verdade que um dia nos impulsionaram a nos matricular no curso de Física, e a entender as leis que regem este Universo, nunca se apaguem, pelo contrário que sejamos sempre profissionais comprometidos com essa verdade, tendo em vista tão nobre atividade que desempenhamos, colocando o nosso conhecimento a favor dos mais necessitados.”

Por fim, ocorreu a entrega dos canudos aos formandos da Oncologia Clínica pelo Prof. Dr. Paulo Hoff e pela coordenadora do Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica da FMUSP, Dra. Milena Mak. Este momento foi seguido pela fala do representante dos formandos da Oncologia Clínica, Dr. Matheus de Oliveira Andrade que comentou:

“Eu tenho certeza que todos os dias trabalhando aqui no Icesp tivemos a oportunidade de exercer a empatia e fazer a diferença na vida de alguém. Aqui nos tornamos oncologistas e fico muito feliz de pensar em tudo o que o Icesp representa. Por mais que seja desafiador ser e se tornar oncologista, essa dificuldade nem se compara aquela que o paciente com câncer está passando na nossa frente. Fazer Oncologia oferece todos os dias pelo menos uma lição: de acolhimento, de resiliência, de valorização do que é importante, de comemorar as respostas, remissões e curas e sobretudo de gratidão.”

Ao final, foi realizada uma homenagem do Programa de Oncologia Clínica, com o anúncio do assistente médico do ano pela Dra. Yumi Ricucci Shinkado, que homenageou o Dr. Pedro Henrique Shimiti Hashizume. Posteriormente também foi realizado o anúncio do residente do ano pela Dra. Milena Mak, em que a médica residente Dra. Gabrielle Cordeiro Trofa, foi homenageada.

A cerimônia foi encerrada com a fala do representante da diretoria da FMUSP no evento, o coordenador do Centro de Investigação Translacional em Oncologia do Icesp e Professor Titular da Disciplina de Oncologia do Departamento de Radiologia e Oncologia da FMUSP, Prof. Dr. Roger Chammas.

“A nossa missão é cuidar das pessoas. Cuidamos de nossos pacientes com ensino, com pesquisa, e com inovação. Referem-se ao Icesp como um gigante. Nós não seríamos esse gigante se não fosse também por vocês, residentes. Não só pelo seu trabalho, mas pelo o que vocês significam para nós, que somos educadores. Somos renovados por vocês. Fico muito satisfeito de ver que os nossos residentes estão saindo daqui hoje para o mercado, cientes do seu papel de profissionais críticos e que proverão o melhor cuidado, com as melhores evidências e com a humildade que é absolutamente fundamental para os profissionais da saúde de que precisaremos”, finaliza o Prof. Dr. Roger Chammas em seu discurso de encerramento.

O evento contou também com a presença da diretora de Corpo Clínico e coordenadora da Oncologia Clínica, Profa. Dra. Maria Del Pilar Estevez Diz, e do Professor Titular de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP e coordenador médico da Oncologia Cirúrgica do Icesp, Prof. Dr. Ulysses Ribeiro Junior.

Aconteceu no Icesp

9. Cot
Dia Internacional da Mulher é celebrado no Instituto com edição especial de 10 anos de talk show
Médico do Icesp recebe duplo doutorado (2)
Médico do Icesp recebe duplo doutorado em Universidade dos Países Baixos e USP
Curso Pronon
Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de capacitação do PRONON voltados à profissionais da saúde
Evento HPV (1)
Evento de conscientização e vacinação contra HPV atrai público na Avenida Paulista
Iniciativa ESG - 15ª cadeira de rodas da Campanha Cartela Solidária Icesp
Instituto recebe doação da 15ª cadeira de rodas por meio da Campanha Cartela Solidária
20241119_141525
Icesp adquire novo equipamento para realização de cirurgias robóticas
A454- carrossel-v5_7
Icesp promove ação na Avenida Paulista com vacinação de crianças e jovens para campanha de conscientização sobre o HPV
Colação de grau dos residentes (1)
Colação de grau de residentes da Oncologia Clínica, Radioterapia e Física Médica do Icesp e FMUSP é celebrada no Instituto
Inscrições Prêmio Octavio Frias de Oliveira
Estão abertas as inscrições para a XVI edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira

É o tratamento que utiliza iodo radioativo (Iodo-131) para o controle dos carcinomas diferenciados da glândula tireoide.

O objetivo é combater às células cancerígenas que ainda restaram na tireoide após a cirurgia (tireoidectomia) ou metástases, sendo destruídas através da radiação emitida pelo iodo.

Os pacientes recebem orientação para realização de uma dieta pobre em iodo, no período que antecede a internação, através do nutricionista ambulatorial. Evitam o consumo de sal iodado, sal marinho e alimentos salgados, pois são fontes de iodo.

O que você deve fazer:

• Enxágue a boca com água pura antes das refeições ou faça bochechos com chá de camomila antes das refeições.
• Experimente balas azedas e/ou ácidas ou gotas de limão (30 gotas em 1 copo de 200ml) ou gelatina de limão (caso não apresente feridas na boca).
• Use temperos naturais em maior quantidade, como: manjericão, orégano, salsinha, hortelã, alecrim, coentro, por exemplo.
• Substitua os talheres de metal pelos de plástico, caso sinta sabor residual metálico.
• Mantenha boa higiene bucal.

O que você deve evitar:

• Consumir alimentos muito quentes ou muito gelados.

O que você deve fazer:

• Preparar sua refeição na consistência que for mais bem tolerada, que ofereça menor dificuldade para mastigar ou engolir, podendo variar entre branda, pastosa ou líquida (conforme avaliação da fonoaudióloga).
• Tomar pequenos goles de água ou suco durante as refeições podem ajudar a engolir.
• Faça as refeições em pequenas quantidades, várias vezes ao dia.

O que você deve fazer:

• Consuma alimentos macios e pastosos.
• Prefira alimentos gelados ou à temperatura ambiente.
• Se necessário, utilize alimentos líquidos ou liquidificados.

O que você deve evitar:

• Alimentos ácidos, picantes ou muito salgados.
• Alimentos muito quentes.

O que você deve fazer:

• Prepare as refeições com caldos ou molhos. 
• Se não houver feridas na boca, chupe balas azedas e/ou ácidas, picolés ou gelo e mastigue chicletes (de preferência sabor menta), que podem ajudar a produzir mais saliva.
• Consumir líquidos em abundância: chás, sucos diluídos e, principalmente, água.

O que você deve evitar:

• Comer alimentos secos.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância (chás, sucos diluídos e principalmente água).
• Prefira frutas laxativas: ameixa, laranja, mamão, abacate, ameixa seca, manga, banana nanica.
• Consuma as frutas com casca e bagaço, quando possível.
• Consuma preferencialmente hortaliças cruas (legumes e verduras).
• Consuma farelo de cereais (arroz, aveia ou trigo).
• Consuma produtos integrais (arroz, pães e torradas).
• Consuma leguminosas regularmente (ervilha, feijão, grão de bico, lentilha, soja, por exemplo).
• Consuma leite e derivados: iogurte, leite fermentado, mingau de aveia.

O que você deve evitar:

• Alimentos constipantes, como ricota fresca, queijo branco, sagu, tapioca, maisena, banana prata, banana maçã, pera, goiaba e maçã sem casca e sem sementes, caju.

O que você deve fazer:

• Consuma líquidos em abundância: chás, sucos coados e principalmente água.
• Procure ingerir alimentos como batatas, chuchu, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, creme de arroz, arroz, macarrão com molho caseiro coado, farinhas, torradas, biscoito água e sal ou de maisena, carnes grelhadas (frango, peixe ou boi).
• Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar.
• Prefira leite de soja.
• Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pera sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.
• Consuma apenas o caldo de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico). 

O que você deve evitar:

• Leite e derivados. 
• Alimentos gordurosos (manteiga, toucinho, banha, creme de leite, por exemplo).
• Frutas cruas em geral.
• Frutas e sementes oleaginosas (abacate, coco, nozes, amêndoas, amendoim, castanhas). 
• Condimentos picantes (páprica, pimenta, mostarda, ketchup, por exemplo).
• Conservas em geral (picles, azeitona, palmito, aspargos, milho e ervilha).
• Embutidos (salsicha, linguiça, presunto, salame, mortadela, por exemplo). 
• Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico).
• Hortaliças cruas: legumes e verduras folhosas.
• Alimentos que causam flatulência (gases), como couve-flor, brócolis, repolho e ovo.

O que você deve fazer:

• Prefira alimentos gelados ou em temperatura ambiente.
• Faça pequenas refeições em menor intervalo de tempo.
• Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
• Beba sucos ou chupe gelo ou picolé de frutas cítricas, como limão (se não estiver com feridas na boca) nos intervalos das refeições.
• Realize suas refeições em lugares bem arejados.

O que você deve evitar:

•Frituras e alimentos gordurosos.
•Doces concentrados, como compotas, goiabada, marmelada.
•Condimentos fortes (pimenta, ketchup, mostarda, molho inglês, por exemplo).
•Deitar-se após as refeições.
•Ficar próximo à cozinha durante o preparo das refeições. 

Banco Santander 033

Agência 0201

Conta Corrente 13-005061-5

Fundação Faculdade de Medicina/ICESP

CNPJ 56.577.059/0006-06

Pular para o conteúdo
Faça a sua doação