Novembro é o mês dedicado à campanha de conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde masculina. A iniciativa busca alertar sobre sintomas e a importância do diagnóstico precoce, além de incentivar que o público masculino procure orientação médica e faça exames preventivos.
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens, depois do câncer de pele não melanoma, e não costuma apresentar sintomas na fase inicial. Em estágio avançado, pode apresentar sinais como: dor ao urinar, sangramento na urina, infecções urinárias, necessidade de urinar com mais frequência, em especial à noite, entre outros.
A indicação para fazer os exames de rastreamento é a partir dos 50 anos de idade, e para àqueles que possuem histórico familiar da doença passa a ser a partir dos 45 anos.
Os exames indicados para o diagnóstico da doença são o toque retal e a dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico), este último feito por meio de um exame de sangue.
“O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas se diagnosticado precocemente, tem mais chances de cura. Por isso é fundamental o acompanhamento médico, visitar o urologista pelo menos uma vez ao ano e fazer os exames necessários para detecção da doença. A prevenção do câncer começa com hábitos saudáveis e atenção ao seu corpo”, comenta o Presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. William Carlos Nahas.